Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã com programa de Animação de Verão 2023

21 de Julho 2023 Jornal Campeão: Lousã com programa de Animação de Verão 2023

A Câmara Municipal da Lousã lançou o programa de Animação de Verão de 2023 que inclui actividades organizadas pela autarquia, pelas Juntas de Freguesia do Concelho ou por outras entidades com apoio da autarquia.

O programa é bastante variado e inclui música, dança, espectáculos, festas, teatro, desporto, animação e outras actividades.

A 21 de Julho, na Praia Fluvial da Sra da Graça decorre um Sunset, com animação musical de Mário Ventura.

A 22 de Julho, integrado no Festival de Folclore do Rancho das Estrelinhas da Ponte do Areal, no Parque Carlos Reis, a Lousã recebe o Rancho Verde Gaio, de Santos no Brasil, no âmbito da geminação da Lousã com essa localidade.

Ainda a 22 de Julho, organizado pela Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, o Largo Alexandre Herculano recebe o Verão na Lousã 2023, com animação musical da banda Lousanense Doutor e os Aflitos.

A 26 de Julho, organizado pela Câmara Municipal, decorre o Dia dos Avós, das 11h00 às 18h00, com muitos momentos de animação, incluindo o organista Carlos Nogueira.

A 28 de Julho, decorre o Espectáculo FENOMENUS, às 21h30, uma produção da Associação Teamus e que decorre na Igreja Matriz da Lousã.

A 29 de Julho decorrem duas actividades, com a Noite das Filarmónicas, integrada nas Festas de Verão organizadas pela Junta de Freguesia das Gândaras, às 22h00, junto ao Edifício Sede da Junta e o Festival do Rancho Folclórico de Serpins, que decorrerá em Serpins.

De 4 a 7 de Agosto decorre a Festa de Vale Maceira, em Vale Maceira e de 4 a 7 de Agosto, em Serpins, a Festa da N. Sra. do Socorro.

A 5 de Agosto, às 21h00, na Praça Sá Carneiro, a Câmara Municipal organiza o evento Música no Jardim – Festa do Emigrante, que contará com animação musical de Ramiro Simões e da Escola de Concertinistas e às 22h00, Junta de Freguesia das Gândaras organiza mais uma iniciativa no âmbito das Festas de Verão da Freguesia, neste caso uma Festa da Espuma.

A 10 de Agosto, a Volta a Portugal regressa à Lousã, com passagem prevista entre as 1h e as 14h20, na Ponte Velha, EN236, Rua de Coimbra, Rua Dr. Pires de Carvalho, Rua 1º de Dezembro, Rua General Humberto Delgado e EM 342 até ao Padrão.

A 11 de Agosto Mário Ventura volta a animar musicalmente um Sunset, desta vez na Praia Fluvial da Bogueira pelas 1h30 e às 21h30, no Museu do Circo em Foz de Arouce é a vez de arrancar o Festival XARIVARI, que continua no dia 12 de Agosto, às 11h00 no Mercado Municipal, às 18h novamente no Museu do Circo e às 21h30 no Parque Carlos Reis e a 13 de Agosto, mais uma apresentação no Museu do Circo, às 18h00.

De 11 a 14 de Agosto decorrem, no Prilhão, as Festas em Honra da N. Sra. Da Ajuda.

Ainda no dia 12 de Agosto, comemora-se o Dia da Juventude, com a actuação dos DJs BATZ, PAIVA e FABY D, no Parque Carlos Reis, a partir das 17h30. A partir das 22h, realiza-se a Noite da Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras, integrada nas Festas de Verão da Freguesia das Gândaras.

De 18 a 20 de Agosto é a vez de se realizar a Festa do Clube Académico das Gândaras, na Rua de Santa Luzia, junto à Igreja e de 18 a 21 de Agosto decorrem as Festas da Lomba de Alveite.

A 19 de Agosto realiza-se a Festa da Multiculturalidade, no Parque Carlos Reis, das 17h às 24h. A 25 de Agosto é a edição final dos Sunsets com Mário Ventura, desta vez na Praia Fluvial da Sra da Piedade, a partir das 17h30.

Tiago Neto & Paulo Fragoso anima as Festas de Verão da Freguesia das Gândaras, a 26 de Agosto, a partir das 22h00.

De 8 a 11 de Setembro decorre a Festa da Pegada.

A 9 de Setembro, a partir das 21h30, no Parque Carlos Reis, tem lugar o Espectáculo A Voz dos Avós – Da Nascente até à Foz, pela companhia Encerrado Para Obras.

Já no dia 12 de Setembro, mais uma iniciativa direccionada ao público sénior, com a realização do Passeio Sénior.

Finalmente de 29 de Setembro a 1 de Outubro realizam-se as Festas do Mártir São Sebastião, na Ponte Velha e Marmeleira.

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã, “a construção deste programa diversificado e abrangente, com manifestações artísticas e desportivas de muita qualidade só é possível graças ao trabalho em parceria entre a Autarquia e muitas mais entidades, com a certeza de que será um Verão muito animado e que este programa reforça, ainda mais, a atractividade do Concelho da Lousã”.