Coimbra  12 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã celebra São João com marchas, Richie Campbell e João Pedro Pais

21 de Maio 2018

O mês de Junho traz à Lousã as tradições populares das marchas sanjoaninas, da sardinha assada, dos arraiais e bailes, num momento de celebração do São João e que é “de afirmação do concelho”.

Entre 16 e 24 de Junho a Lousã vai estar em festa e espera milhares de pessoas para vários dias de muitas e diversas actividades, com especial destaque para a noite do dia 23, com o tradicional desfile das marchas populares.

“Este é um momento de reunião dos lousanenses e de afirmação do concelho em várias dimensões, referiu Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, aquando da apresentação oficial do ‘São João 2018’.

Além da animação e das tradições mais populares, a Lousã vive estes dias com muita animação, contando com diversas iniciativas, desde a componente de animação, passando pela desportiva e pela Mostra Comercial e Industrial, onde está patente “a dinâmica e a qualidade existente do tecido empresarial da Lousã, que ali mostram o seu contributo para o desenvolvimento do concelho”, explicou o autarca.

Da programação fazem parte, como já é hábito, a XVIII Descida Nocturna da Serra da Lousã; o Torneio de Sevens Michel Coll; o Louzan Trail 2018; o Estágio da Selecção Nacional de Judo (juvenis e cadetes); os arraiais e bailes populares; os prémios Lausus (a gala do feriado municipal – a 24 de Junho); o VII Encontro Nacional de Vespas; bem como a Mostra Comercial e Industrial, que terá cerca de 60 expositores.

O cartaz musical para estes dias, “de grande qualidade e diversificado”, foi pensado para “chegar a diferentes públicos e aposta nos artistas nacionais e locais”. Pelo palco das festas vão passar António Ataíde e Mafalda Arnauth, Richie Campbell, Djs FunkYou2, a estreia de João Pedro Pais na Lousã, bem como as bandas locais “Mercadoria” e “Ponto e Vírgula”.

A noite das marchas populares vai contar com a presença de sete grupos de adultos e dois infantis a desfilar, num total de mais de 500 marchantes, que este ano terão um novo percurso (com cerca de 600 metros), numa única avenida, com 1 500 lugares sentado em três pontos diferentes.

Nessa noite, pelos arraiais populares realizados em vários locais do concelho serão distribuídos mais de 350 quilogramas de sardinha.

“Este é um evento que mobiliza muita gente, mesmo de fora do concelho, que vem para ver as marchas populares”, garante Luís Antunes, afirmando que, por isso mesmo, este ano a autarquia decidiu dar melhores condições para os visitantes “e haverá mais lugares sentados para poderem desfrutar melhor do espectáculo das marchas populares”.

Outra das novidades é a criação da aplicação solidária para smartphone e tablet “Martelário”, disponível para descarregar gratuitamente, e que pretende divertir o utilizador e simultaneamente “ajudar uma instituição de solidariedade social”.

As festas de São João na Lousã representam, este ano, um investimento de cerca de 70 000 euros.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com