Coimbra  22 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã: Câmara lança concurso para modernizar o Cine Teatro

2 de Janeiro 2019

A Câmara Municipal da Lousã anunciou, hoje, o lançamento de um concurso público para a reabilitação do Cine Teatro, com o valor base de 1,988 milhões de euros (com IVA).

Este concurso público inclui os trabalhos de arquitectura, estruturas, infraestruturas gerais, mecânica de cena e mobiliário.

O referido concurso decorre até 21 de Janeiro, sendo que a empreitada terá um prazo previsto de 480 dias, contado a partir da assinatura do respectivo contrato.

Com esta intervenção, a Câmara pretende “modernizar e adequar aos tempos e necessidades actuais um equipamento importante para a promoção da cultura no concelho”.

De referir que esta sala de espectáculos foi inaugurada a 09 de Outubro de 1947, tendo a sua construção ficado a dever-se à empresa Progresso da Louzã, Lda.

O Cine Teatro manteve-se em funcionamento até 1987, altura em que foi encerrado por questões de segurança. A Câmara Municipal decidiu-se então pela aquisição do edifício, processo que culminou em Dezembro de 1989.

O edifício foi remodelado e passou a funcionar regularmente desde 01 de Maio de 1992 até à presente data.

Para o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “a intervenção no Cine Teatro insere-se num conjunto de investimentos previstos, sendo que o ano de 2019 será particularmente desafiante, pois pretende-se dar início à concretização de um conjunto de investimentos públicos superiores a quatro milhões de euros, que terão particular expressão na regeneração urbana da vila da Lousã e que contemplarão, para além do Cine Teatro, a beneficiação de equipamentos municipais, ruas e espaços públicos”.

A intervenção no Cine Teatro foi candidatada ao Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana – criado no âmbito do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, integrado no Portugal 2020 – cofinanciado por fundos europeus e que concede empréstimos em condições mais vantajosas, para apoiar a reabilitação urbana, em todo o território nacional.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com