Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã associa-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património

23 de Setembro 2019

A Câmara Municipal da Lousã associa-se, novamente, às comemorações das Jornadas Europeias do Património, entre sexta-feira (27) e domingo (29), este ano com o mote “Artes, Património, Lazer”.

Várias são as actividades programadas para estes dias, como oficinas, espectáculos e exposições, que decorrem em vários espaços culturais e patrimoniais do concelho, para públicos diversificados.

O programa tem como objectivo “envolver a comunidade, levando a apreciar, preservar e fruir o património material e imaterial como realidade dinâmica e voltada para o futuro”.

As actividades previstas começam na sexta-feira (27), pelas 21h30, com o espectáculo musical “Louzan”, no Castelo da vila, onde serão interpretados os temas “Princesa Peralta”, “Talasnal” e “Castelo de Arouce”, pelos músicos lousanenses José Marques; Laura Magro; Margarida Vinagre; Pedro Curvelo; e Ricardo Neves, contando, ainda, com a performance do Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense e da companhia de teatro “Barraca Preta”.

No dia seguinte (28), o programa prossegue com a segunda edição de ‘Memórias Habitadas’, que este ano se concretiza na realização de duas oficinas em torno do pintor Carlos Reis: a primeira tem lugar no Museu Municipal Professor Álvaro Viana de Lemos, entre as 10h00 e as 12h30, destinada a crianças; a segunda, realizar-se-á das 14h00 às 16h00, e passa por uma “aula aberta” de reabilitação, dirigida a técnicos da Câmara Municipal da Lousã, da cultura, educação, turismo e urbanismo, dinamizada pelos professores e alunos do mestrado de Reabilitação de Edifícios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a partir da casa-atelier de Carlos Reis.

Ainda no mesmo dia, pelas 16h30, o “Momo – Museu do Circo”, em Foz de Arouce, apresentará um espectáculo, dirigido a crianças e famílias.

“Amor de Margarida – um espectáculo para clown e piano”, trata-se de uma peça de técnica mista, com um palhaço e pianista, que conta os desamores de várias personagens, num “espaço de sonho e de sonhadores, onde a magia, o circo e a música têm lugar”. As reservas podem ser realizadas através do número 239 098 614.

Mais tarde, pelas 18h00, os visitantes podem ficar a conhecer a exposição “Sorrindo com a Paz”, patente na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, constituída por um conjunto de cartoons de autores internacionais, seleccionados por Osvaldo Macedo de Sousa, no âmbito da programação dos 150 anos da Biblioteca, em articulação com a Festa da Caricatura.

Para além destas actividades, estarão, ainda, patentes ao público, no Agrupamento de Escolas e na galeria do Jornal Trevim, outras exposições da Festa da Caricatura, dinamizada pela Cooperativa Trevim, com o apoio da Câmara Municipal da Lousã.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com