Coimbra  5 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã assinala o São João na Internet e nas ruas

16 de Junho 2020 Jornal Campeão: Lousã assinala o São João na Internet e nas ruas

As actividades tradicionais, como as incontornáveis marchas populares, não se vão poder realizar este ano, mas a autarquia da Lousã vai assinalar o seu padroeiro, o São João, com iniciativas online, mas também nas ruas.

Assim, a programação para as habituais Festas de São João e feriado municipal serão diferentes, contudo, celebrativas da efeméride.

A Câmara Municipal dá, assim, prioridade às iniciativas digitais, com um programa preenchido e que já começou ontem (15), com a publicação na página de Internet e redes sociais da autarquia, de factos históricos e curiosidades sobre a tradição destas Festas no Concelho.

A partir de quinta-feira (18) e até ao dia 30 de Junho decorrerá, nos estabelecimentos aderentes e em pareceria com a AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã, mais uma edição do ‘Sorteio de São João’. “A exemplo de anos anteriores, por cada 10 euros em compras os munícipes habilitam-se a prémios e, também os comerciantes serão premiados nesta edição onde foi alargada a participação não só ao comércio, mas também à hotelaria, restauração e empresas de animação turística”, nota o Município.

A 23 de Junho, dia que normalmente é o ponto alto das festas com o impactante desfile das Marchas Sanjoaninas, o mesmo será difundido na página de Internet e redes sociais da autarquia, para além de diversos conteúdos sobre estes espectáculos, assim como publicadas a gravação do desfile do ano de 2018.

Já no feriado municipal, dia 24 de Junho (quarta-feira), pelas 10h00, será difundida a mensagem institucional do presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, e, durante a tarde, numa iniciativa promovida em parceria com a Companhia Marimbondo, terá lugar uma animação itinerante com a “Bandinha da Alegria”, pelas ruas e vários espaços do concelho.

As comemorações prosseguem com a publicação, pelas 18h00 deste dia, do desfile das Marchas Sanjoaninas de 2019.

A 26 de Junho, as celebrações das Festas terminam com a iniciativa “Lousã conVIDA a caminhar – Caminhada com Tradição – Festas de São João”, pelas 21h00, estando prevista a concentração das pessoas (com as devidas medidas de segurança) no Parque de Exposições.

Autarquia reforça apoio a instituições

A ACTIVAR, a Associação Recreativa, Social e Cultural das Gândaras e o Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins vão receber um apoio extraordinário por parte da Câmara Municipal da Lousã, que aprovou a medida, em reunião de Executivo e por unanimidade.

O valor global a ser atribuído é de 18 000 euros e foi aprovado no âmbito das medidas de combate à pandemia covid-19, tendo como objectivo “auxiliar o funcionamento destas instituições que tinham acordos assumidos – nomeadamente no que respeita aos recursos humanos – para assegurar o funcionamento das ‘Actividades de Animação e Apoio à Família’, que foram interrompidas tendo estes recursos sido, na sua maioria, direccionados para o apoio à população através do projecto ‘Lousã em Rede’”.

A ACTIVAR vai receber um total de 9 000 euros; a Associação das Gândaras ficará com 3 330 euros e ao Centro Paroquial de Serpins serão entregues 5 785 euros.

O autarca Luís Antunes destacou “a importância deste apoio para a sustentabilidade financeira destas instituições, que, apesar de condicionadas na sua acção, estiveram ao lado da autarquia no importante trabalho desenvolvido durante o estado de emergência junto das populações com maior carência ou em situação de vulnerabilidade”.