Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã assinala 25 de Abril com mais de uma dezena de iniciativas

15 de Abril 2021 Jornal Campeão: Lousã assinala 25 de Abril com mais de uma dezena de iniciativas

A Câmara Municipal da Lousã, em articulação com a Assembleia Municipal, preparou mais de uma dezena de iniciativas para assinalar o 25 de Abril.

Está a decorrer, desde dia 10 e até 28 de Abril, o concurso criativo “25 de Abril sempre!”, organizado em parceria coma Associação Juvenil ARAUZ. Neste concurso, ao qual podem concorrer vários tipos de artes, serão premiadas as três melhores manifestações artísticas e distinguidas as que o júri entender que apresentem valor artístico que o justifique. Os prémios, assegurados pela autarquia, consistirão em vales de compras no comércio local – 150 euros para o primeiro classificado, 100 para o segundo e 75 para o terceiro. Os trabalhos premiados e/ou seleccionados pelo júri serão expostos na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.

Entre 19 de Abril e 01 de Maio, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, estará patente a exposição documental “Literatura de Resistência”, estando expostos diversos textos e artigos alusivos a esta temática.

Já de 19 de Abril a 09 de Maio, no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, através da “Peça do mês”, que será o Rádio, serão difundidos os sons da noite de 24 e da madrugada de 25 de Abril de 1974, numa iniciativa intitulada “E depois do Adeus”.

Entre os dias 22 de Abril e 01 de Maio, decorrerá a iniciativa “1 livro, 1 cravo”, onde, por cada livro requisitado na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, será oferecido um cravo aos leitores.

No âmbito dos 30 anos da Biblioteca Municipal, entre o dia 22 de Abril e o dia 31 de maio, decorrerão diversas actividades incluídas na iniciativa “30 anos de encontros”.

Já no dia 22 de Abril, pelas 21h30, será promovido, através do Facebook da autarquia, o webinar “Os jovens e o 25 de Abril”, que contará com jovens que representam as associações que integram o Conselho Municipal de Juventude e que será moderado por José Luís Santos e Vítor Maia Costa.

De 23 de Abril a 01 de Maio, no âmbito do Plano Nacional das Artes, decorrerá no Jardim do Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, a actividade “Canções que se pintam na inclusão – Ao som da música de Abril”.

A autarquia irá também, entre os dias 24 de Abril e 02 de Maio, efectuar a reposição dos cartazes elaborados no âmbito dos 45 anos do 25 de Abril, junto a diversos equipamentos municipais.

Nos dias 24 e 25 de Abril, no Mercado Municipal e em diversos locais da Vila, o Grupo de Teatro “Barraca Preta” irá promover a actividade “Palavras de Liberdade”, com a leitura de poesia alusiva à liberdade.

No dia 25 de Abril, pelas 15h00, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, decorrerá a Sessão Comemorativa do 25 de Abril. O acesso a esta sessão é limitado, sendo a mesma transmitida através da página da autarquia, na rede social Facebook, e contará com intervenções dos partidos representados na Assembleia Municipal, assim como do presidente da Câmara Municipal e da Assembleia. A encerrar esta sessão terá lugar um momento musical com a actuação do músico Lousanense Ramiro Simões, que apresentará alguns temas de Abril.

Após esta sessão, na rotunda da Av. São Silvestre, junto à Pousada da Juventude, será efectuada a plantação de uma oliveira, no âmbito da rede dos “Municípios pela Paz”.

De referir que, para além das iniciativas já referidas, a autarquia irá ainda difundir alguns conteúdos temáticos, como os espectáculos “Sons de Abril”, realizados em anos anteriores, e algumas fotografias do arquivo municipal.