Coimbra  1 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã assina protocolo com “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”

11 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Lousã assina protocolo com “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”

A Câmara Municipal da Lousã assinou um protocolo de colaboração com a Associação “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”, que recentemente se instalou em Serpins.

Este protocolo, que contempla um apoio financeiro da autarquia à Associação no valor de 4 000 euros, foi celebrado com o intuito de preservar e valorizar o importante espólio musical do concelho, bem como toda a cultura a ele associado.

“Neste âmbito, irão ser realizados trabalhos de recolha e catalogação, permitindo cartografar as práticas e as pessoas que lhes dão corpo, prover o arquivo de todo o material recolhido e potenciar a sua divulgação. A recolha deste património musical contribuirá para um melhor conhecimento das práticas e repertórios, acentuará o reconhecimento interno e externo sobre o valor e importância da música no concelho de Lousã e fomentará um aumento da auto-estima dos seus protagonistas em particular e dos habitantes do Município em geral”, disse a autarquia.

Criada em 2011 pelo realizador Tiago Pereira, e com estatuto de Utilidade Pública desde 2018, a Associação tem como missão recolher, gravar e divulgar todo o património de tradição oral e memória colectiva existente no país, nomeadamente canções, romances, contos, práticas sagradas e profanas, música, dança e também gastronomia.

Este é hoje um dos maiores arquivos audio-visuais de tradição oral e memória colectiva existente em Portugal.