Coimbra  14 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã apoia famílias carenciadas distribuindo cabazes de Natal

21 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Lousã apoia famílias carenciadas distribuindo cabazes de Natal

No âmbito das políticas de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade económica e social do concelho, a Câmara Municipal da Lousã reforçou o apoio aos mais carenciados com a oferta de 50 cabazes de Natal.

O objectivo é poder “proporcionar um Natal melhor” a estas famílias, cuja identificação das suas necessidades foi feita pela rede social, nomeadamente, pelos técnicos da autarquia e pelas diversas IPSS´s do concelho, que privilegiaram as famílias com filhos menores.

Os cabazes, para além de bens de primeira necessidade, continham também produtos característicos da época natalícia como o tradicional bacalhau e o bolo rei.

Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal, afirma que “esta foi a forma encontrada para contribuir para que estas 50 famílias tenham um Natal mais digno, indo ao encontro das medidas de apoio às famílias implementadas pela autarquia, sendo de destacar que, em 2016, o Município reforçou o investimento nesta área e continuará a colocar as pessoas no centro da sua acção”.

A iniciativa insere-se, ainda, num conjunto mais alargado de medidas que contribuem para que a autarquia tenha sido considerada novamente e pelo quinto ano consecutivo como “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Uma das medidas tomadas pela Câmara Municipal da Lousã que lhe deu acesso ao prémio foi a tarifa familiar de água, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar e não penaliza, assim, as famílias mais alargadas, assim como outras taxas e tarifas.

O investimento nas pessoas e na coesão social, o Plano Municipal Sénior, o apoio às IPSS, o apoio financeiro a instituições, clubes e associações e as “férias activas”, são outros dos projectos que foram analisados pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

“A atribuição do galardão é o reconhecimento pelas boas práticas de política familiar implementada pela autarquia e traduz a prioridade estratégica definida de investimento nas pessoas”, realça a Câmara Municipal.