Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã adere ao Dia Mundial da Limpeza e voluntários recolhem 1400 kg de lixo

20 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Lousã adere ao Dia Mundial da Limpeza e voluntários recolhem 1400 kg de lixo

Em apenas 2h30, 25 voluntários recolheram 1400 quilogramas de lixo na vila da Lousã. A iniciativa esteve integrada no Dia Mundial da Limpeza (“World Cleanup Day”), que se assinalou ontem (19).

Apesar das condições meteorológicas adversas, os voluntários, distribuídos por três equipas, efectuaram limpezas em diversos espaços urbanos e na Serra da Lousã.

Segundo a autarquia, de entre os detritos “encontraram-se imensos plásticos de uso corrente como embalagens e garrafas, bem como beatas, resíduos como sapatos, louças de WC, uma TV, uma bateria automóvel, uma mesa, baldes, peças de carros, entre outras”, sublinhando que “parte deste lixo, se encontrava em local de muito difícil acesso”.

“Esta acção é uma chamada de atenção para o problema dos resíduos sólidos, que apesar das diversas acções promovidas pela autarquia, como a recolha gratuita de ‘monos’ ao domicílio, não é possível resolver enquanto houver quem coloque o lixo no chão, ou mesmo, o mande pelas encostas da serra”, afirma a Câmara Municipal.

Esta iniciativa de recolha e encaminhamento de resíduos para reciclagem, foi organizada, precisamente, pelo Município, pela Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho e pela ACTIVAR – Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G, prevendo-se a realização de mais acções, “dado o interesse dos voluntários e o facto de este ser, devido ao comportamento negligente de alguns, sempre um trabalho inacabado”, nota.