Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lousã acolhe programa para recolha selectiva de biorresíduos

6 de Junho 2023 Jornal Campeão: Lousã acolhe programa para recolha selectiva de biorresíduos

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) lançou um programa de recolha selectiva de biorresíduos no concelho da Lousã, num investimento de mais de 800 mil euros.

O programa, intitulado “Os Biorresíduos dão força à sua Terra”, conta com um investimento de mais de 800 mil euros por parte da APIN na Freguesia das Gândaras, União de Freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio, e na União de Freguesias de Lousã e Vilarinho, referiu a empresa intermunicipal.

“Com este tipo de programas, pretendemos incentivar a população a adoptar comportamentos mais sustentáveis, nomeadamente desviar de aterro sanitário resíduos que são importantes recursos para a produção de fertilizante”, realçou o presidente da APIN, João Miguel Henriques, citado na nota.

O projecto pretende “incentivar a população à valorização orgânica de resíduos urbanos biodegradáveis, disponibilizando uma alternativa para gerir o lixo orgânico que produzem nas suas habitações”, explicou.

O programa que irá decorrer na Lousã prevê campanhas de acções de formação e sensibilização ambiental, em instituições particulares de solidariedade social, estabelecimentos de ensino, espaços de restauração e hotelaria e nas juntas de freguesia.

Segundo a APIN, nas três freguesias do concelho da Lousã, vão ser instaladas ‘ecoboxes’, contentores com capacidade para 360 litros, bem como a disponibilização gratuita de contentores de 140 litros e baldes individuais de sete litros.

Citado também na nota de imprensa, o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, destacou o trabalho positivo da APIN, recordando que as operações lançadas por aquela empresa intermunicipal entre 2021 e 2022, no seu concelho, levaram à construção de 8.940 metros de conduta, 2.435 metros de colectores, num investimento de 3,2 milhões de euros.