Coimbra  22 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lorvão: Deputado do PSD alerta para museu fechado

15 de Junho 2018

O líder distrital do PSD/Coimbra, Maurício Marques, manifestou-se, ontem, indignado por o novo espaço museológico do mosteiro de Lorvão estar encerrado há dois anos.
Deputado à Assembleia da República (AR), o antigo líder do Município de Penacova reclamou do Governo uma solução.
“Construído há quase dois anos, o museu continua encerrado; nos anos de aperto (alusão aos da crise económica e social), foi possível restaurar e recuperar um órgão de tubos e construir aquele espaço; agora, que a austeridade acabou, está tudo na mesma”, disse o parlamentar, citado pela Agência Lusa.
Marques indicou que um projecto de resolução redigido pelo PSD, intitulado “Valorização e promoção do mosteiro de Lorvão”, deu entrada na AR, em Novembro de 2016, subscrito por 24 deputados, mas só volvidos 19 meses foi debatido na Comissão Parlamentar de Cultura.
“O projecto de resolução está actual, mas gostaria que já estivesse desactualizado, pois seria sinal de que alguma coisa tinha mudado”, comentou o ex-líder do Município penacovense.
No texto do documento, datado de 03 de Novembro de 2016, o PSD recomenda ao XXI Governo que “concretize a realização do projecto de recuperação e valorização do claustro com a abertura ao público do museu, nele incluindo uma exposição permanente com o principal espólio artístico e iconográfico do mosteiro de Lorvão”.
No projecto de resolução, deputados social-democratas lembram que o mosteiro de Lorvão foi objecto de “importantes obras de restauro”, destacando a recuperação do secular órgão de tubos e a construção de um novo espaço museológico, e defendem as iniciativas de valorização e promoção do monumento “para que o riquíssimo património, ainda existente, não continue disperso e seja fruído por todos os visitantes da ‘joia da coroa’ do concelho de Penacova”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com