Coimbra  22 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Livro do INATEL reúne100 lendas da região de Coimbra

10 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Livro do INATEL reúne100 lendas da região de Coimbra

João Pinho, José Carlos Alexandrino, Francisco Caneira Madelino, Bruno Paixão e Victor Costa

 

O director da Fundação INATEL em Coimbra, Bruno Paixão, desafiou outras comunidades intermunicipais a reunir em livro as lendas das respectivas regiões.

A Fundação INATEL lançou, ao final da tarde de quinta-feira, na Quinta das Lágrimas, o livro “Lendário – 100 Lendas da Região de Coimbra”, uma obra que reúne lendas regionais.

“A Fundação INATEL poderá dar continuidade a esse passo que foi agora espoletado por nós”, disse na sessão de apresentação do livro, o director da Fundação INATEL em Coimbra.

Bruno Paixão considera que, numa “obra desta natureza” há vectores “que não são todos abordados” e que, por isso, julga que muito em breve seria possível reunir “as mil lendas de Portugal e não só apenas as 100 lendas da região de Coimbra”.

“É o caso de podermos dar o passo certo, com energia, com determinação, e eu julgo que a Fundação INATEL é a entidade certa para criar esse espaço em Portugal”, sublinha.

No livro “Lendário – 100 Lendas da Região de Coimbra”, constam “lendas factuais, mas muitas outras que não o são, inclusivamente o território geográfico e o momento histórico são inconciliáveis, são lendas que foram apropriadas pelas comunidades há muitos séculos”, explica.

O livro é da autoria do investigador João Pinho, com ilustrações originais de Victor Costa e enquadramento histórico-geográfico de António Rochette e António Resende de Oliveira.

Ao longo dos dois anos que o livro demorou a ser concretizado aderiram ao projecto 18 municípios dos 19 que compõem a CIM/RC, já que a autarquia de Coimbra não se associou.

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), a Fundação Inês de Castro e a Direcção Regional de Cultura do Centro associaram-se à obra sobre as lendas de Coimbra.

Na sessão estiveram vários presidentes e vereadores da cultura dos municípios da CIM da região de Coimbra, tendo actuado um grupo de fados e um grupo de dança da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra.