Coimbra  27 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Livro de Maria Alice Sarabando apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede

20 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Livro de Maria Alice Sarabando apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede

“Pó na ventania”, o mais recente livro de Maria Alice Sarabando, teve a sua apresentação editorial no passado sábado (17), no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Na mesa de honra, a autora esteve acompanhada de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Cultura, de Maria José Cartaxo, professora e apresentadora da obra, e de Jorge Fragoso, representante da editora Edições Palimage e também escritor.

Na intervenção de abertura, Pedro Cardoso felicitou a autora de “Pó na ventania” e congratulou-se por esta “escolher, uma vez mais, o concelho de Cantanhede para a apresentação editorial, concedendo-nos o privilégio de termos o contacto com o universo fantasioso, embora realista, dos seus contos”. O autarca sublinhou ainda “a grande sensibilidade literária e a sólida formação humanista de Maria Alice Sarabando”, assim como “a importância de iniciativas como esta em termos de promoção da leitura”. O vice-presidente da autarquia salientou ainda que “nesta altura em que se recomenda o recolhimento e o distanciamento, os livros são uma boa companhia, diria mesmo que são um excelente antídoto para mantermos a serenidade e fugirmos à solidão”.

A apresentação do livro esteve a cargo da professora Maria José Cartaxo, que destacou “o brilhantismo da escrita que Maria Alice Sarabando nos proporciona, demonstrando uma imaginação incrível”, e recomendou “vivamente a leitura da excelente narrativa usada na construção dos contos”.

Visivelmente agradada com o teor das intervenções, a autora manifestou a sua “alegria por publicar mais este livro”, esperando que “à semelhança de um pequeno grão de pó, ele possa juntar-se à grande ventania que constitui o universo literário”.

No decurso da sessão, Fátima Negrão, Fátima Pauseiro e Lurdes Boavida, do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Cantanhede, leram a três vozes o conto “Tabuleiros”. “Pó na ventania” é já a terceira obra que Maria Alice Sarabando apresenta na Biblioteca Municipal de Cantanhede, após o livro infantojuvenil “Pakhlavan Makhmud -Um Herói Generoso”, em 2017, e o romance “Areia”, em 2016.