O livro “A Economia Social em Movimento – Uma História das Organizações” de Álvaro Garrido, investigador da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), escrito em co-autoria com David Pereira, foi distinguido com o “Prémio António Dornelas” do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
A obra centra-se no percurso das cooperativas, misericórdias e casas do povo até à actualidade, das consequências da intervenção do Estado Novo e do papel destes organismos após o 25 de Abril.
Editado pela “Tinta da China” em 2018, a obra foi publicada na sequência do trabalho de Álvaro Garrido “Cooperação e Solidariedade – Uma História da Economia Social”, abrindo caminho aos estudos históricos sobre esta vertente da Economia.
“Este livro dá continuidade a esse trabalho que estava por fazer na historiografia nacional, mudando o foco do curso das ideias para se centrar nas organizações que compõem este sector no nosso país”, revela a FEUC.
O prémio é atribuído anualmente e distingue trabalhos académicos dedicados a temas de política social, combate à pobreza e exclusão social. O mesmo constitui um forte incentivo aos estudos sobre temas de economia social.