Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Livro dá a conhecer a história do município de Tábua nos séculos XIX e XX

19 de Abril 2024 Jornal Campeão: Livro dá a conhecer a história do município de Tábua nos séculos XIX e XX

Um novo livro lançado pelo município de Tábua dá a conhecer a história concelhia do século XIX ao início do século XX.

Intitulada “Tábua, A Construção de Um Concelho (1824 – 1924) – Volume 1”, e tendo como autor o historiador Fernando Pais, a obra foi editada com o intuito de aprofundar o conhecimento local e baseia-se nas actas das reuniões de Câmara Municipal, a mais antiga das quais, de que há registo, foi lavrada em 18 de Agosto de 1824.

Na cerimónia de lançamento do livro, realizada aquando da abertura da Oficina Artes de Palco, o presidente do município, Ricardo Cruz, destacou a importância da obra para a preservação e compreensão da história local e para perspectivar o futuro do concelho.

“A motivação para a edição deste livro foi o reconhecimento da importância de aprofundar a relação do presente com o passado na construção do concelho de Tábua, tendo a Câmara Municipal empreendido esforços para desbravar os caminhos percorridos pelos antepassados, fornecendo assim informações cruciais para entender o presente e vislumbrar um futuro promissor para a comunidade”, argumentou Ricardo Cruz, citado em comunicado.

Segundo a autarquia, a obra agora editada “baseia-se no estudo das actas da Câmara Municipal, das decisões tomadas, das opções políticas assumidas e dos avanços e recuos que marcaram a história local”.

Está dividida em cinco capítulos, que abordam o concelho, a administração, as infra-estruturas, uma cronologia por freguesia e as actas das reuniões de Câmara no período de um século, entre 1824 e 1924.

Constituída por dois volumes (o segundo já em preparação, abrangendo outro século até à actualidade), “Tábua, A Construção de Um Concelho” é “um instrumento valioso que visa traçar o progresso” do município ao longo dos últimos 200 anos.

Considerado um autor meticuloso e rigoroso no trabalho que desenvolve, o autor, Fernando Pais, apresentou, na ocasião, um breve resumo sobre o seu livro – editado em resposta a um desafio que lhe foi feito pelo executivo municipal.

Ilustrou as vivências do século XIX em Tábua, “como e de que viviam as pessoas, de que forma o território estava organizado em termos administrativos e as várias alterações de que foi alvo até 1898, quando assumiu as fronteiras que se mantêm até à actualidade”.

De acordo com o município, o livro apresenta ainda um conjunto de testemunhos e acontecimentos que demonstram as dificuldades que foi necessário enfrentar para o desenvolvimento do concelho, mas também a vontade e a determinação dos tabuenses na valorização e transformação do potencial e dos activos presentes no território municipal.