Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Livro “A Revolução do 25 de Abril” apresentado no Café Santa Cruz

20 de Junho 2023 Jornal Campeão: Livro “A Revolução do 25 de Abril” apresentado no Café Santa Cruz

Quarenta anos depois da sua primeira edição, volta a publicar-se, agora com a chancela da editora Shantarin, o livro intitulado A Revolução do 25 de Abril. Ensaio Histórico, da autoria de José Medeiros Ferreira.

A apresentação vai decorrer no sábado, dia 24, pelas 16h00, no Café Santa Cruz, em Coimbra.

O autor da obra é uma importante figura da resistência estudantil e da oposição democrática ao regime ditatorial derrubado em 25 de Abril de 1974, que viria a ser Ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional.

Para além de contar com uma Introdução de Pedro Aires Oliveira e Maria Inácia Rezola, a nova edição é enriquecida com uma selecção de fotografias a cores e a preto e branco de alguns dos momentos mais altos da “Revolução dos Cravos” e com um glossário de Manuel Martins, que elucida os leitores sobre os lugares, as datas, as referências documentais e os protagonistas mencionados no livro. A capa é da autoria de José Brandão, uma importante referência do design em Portugal.

Para a apresentação do livro em Coimbra, a editora associou-se ao Grupo de Arqueologia e Arte do Centro (GAAC), que também a representa na Feira do Livro de Coimbra, e ao centenário Café Santa Cruz.

A apresentação, que tem entrada livre, estará a cargo de Rui Bebiano, docente aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES). Rui Bebiano foi director do Centro de Documentação 25 de Abril entre 2011 e 2023 e é autor e co-autor de destacados ensaios sobre a história contemporânea de Portugal.