Coimbra  1 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Litocar e Exploratório unem-se para levar a ciência a toda a região

2 de Junho 2017 Jornal Campeão: Litocar e Exploratório unem-se para levar a ciência a toda a região

A concessionária Litocar e o Exploratório – Ciência Viva de Coimbra formalizaram, ontem (01), uma parceria institucional para, em conjunto, levarem a Ciência a toda a região Centro, beneficiando, especialmente, as crianças de outros concelhos.

O acordo consiste na cedência de automóvel, um Renault Captur, caracterizado com o ‘lema’ “Ciência na região Centro”, para que a acção do Exploratório possa “ir mais longe”.

“Este é um momento muito importante porque o Centro de Ciência Viva de Coimbra tem crescido bastante e, por isso, é necessário chegar a mais crianças e, também, adultos”, explica o director Paulo Trincão, que revela o público-alvo que o Exploratório pretende atingir: um milhão e 200 000 pessoas.

Neste momento, este Centro de Ciência já trabalha em diversos concelhos como a Figueira da Foz, Cantanhede, Penela, Sertã, Condeixa-a-Nova ou até Arcos de Valdevez, pretendendo estender o seu raio de acção a Viseu também. Desta forma, “a capacidade de locomoção é muito importante porque há várias saídas por mês para diferentes territórios”, adianta o responsável, acrescentando que espera com esta parceria “criar projectos mais criativos e que ajudem a transformar Coimbra numa região mais atractiva e empreendedora”.

A parceria é válida por um ano e tem benefícios para a Litocar, já que se trata de “uma troca de serviços e de interesses e não de mecenato”, esclarece Paulo Trincão.

Assim, o grupo Litocar, os seu funcionários e clientes terão a oportunidade de beneficiar de 500 ‘vouchers’ para poderem visitar o Exploratório com as suas famílias, além do Centro poder, ainda, contribuir com outro tipo de acções educativas ou de entertenimento envolvendo a concessionária.

“Esta parceria permite aproximar alguns territórios onde estamos presentes ao Exploratório de Coimbra e enquadra-se na nossa política de responsabilidade social”, afirma João Cardoso, administrador da Litocar, acrescentando que se concretiza num mês especial para o grupo, que comemora 35 anos a 22 de Junho.

Ainda no âmbito das parcerias, o Exploratório assinou, hoje, um novo acordo, desta vez com o Portugal dos Pequenitos, com o objectivo de “promover a ciência e a cultura junto de vários públicos e consolidar a oferta cultural e científica na margem esquerda do Mondego”, traduzindo-se na disponibilização de um bilhete único para visita de ambos os espaços e à venda nos dois locais.

Na formalização da parceria, Ivo Pimentel, administrador da Fundação Bissaya Barreto revelou que houve um período experimental “para perceber se o público aderia a este género de bilhete e, em três meses, sem qualquer tipo de divulgação, contaram-se cerca de 1 000 visitantes em ambos os espaços”.

O bilhete único ‘Exploratório – Portugal dos Pequenitos’, já à venda, apresenta preços que vão dos 9,75 euros por pessoa, para visitas individuais/familiares a ambos os espaços; até os oito e os 9,20 euros para visitas em grupo.

O Exploratório – Ciência Viva de Coimbra atingiu um recorde de visitantes em 2016, cerca de 40 000, com a expectativa de, este ano, ultrapassar a barreira das 60 000 entradas.