Coimbra  10 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Litocar e Exploratório promovem mobilidade do futuro no “Nmarket”

16 de Setembro 2019

O administrador da Litocar, João Cardoso, e o director do Exploratório, Paulo Trincão, mostraram um dos carros eléctrico em exposição: o Renault Zoe

 

O Exploratório – Centro de Ciência Viva e a Litocar unem-se, uma vez mais, para promover o “Nmarket”, uma exposição única de viaturas naquele espaço da cidade de Coimbra, com uma mostra especial dedicada aos veículos eléctricos.

Nesta “feira”, a decorrer entre quinta-feira (19) e domingo (22), promovida pelo Litocar, vão marcar presença mais de 300 viaturas novas e semi-novas, de mais de 10 marcas comercializadas pelo grupo concessionário na região, com destaque para a Renault, Dacia, Honda, Mitsubishi e a Mazda.

No espaço, os visitantes poderão apreciar vários modelos e grandes oportunidades da marca Litocar – ‘Ncar’ – para além de ali se apresentar a nova geração do Renault Clio (o modelo mais vendido nos últimos seis anos em Portugal) – agora “mais moderno e atlético, apoiando-se no ADN que faz a sua história de sucesso há quase 30 anos e capitaliza, sobre as mais-valias de cada uma das anteriores quatro gerações”, revela a Litocar.

Também nestes dias será apresentado o Mazda CX-30, um modelo inteiramente novo e recentemente lançado pela marca, um SUV que “é a grande surpresa da marca em 2019”.

Além disso, os carros eléctricos estarão em evidência durante estes dias, numa semana em que se celebra a mobilidade e as alternativas sustentáveis aos veículos de combustíveis fósseis.

Assim, enquadrando-se no âmbito da ‘Semana Europeia da Mobilidade’, a Litocar e o Exploratório darão, também, ênfase a uma exposição de carros eléctricos – “Explora o Eléctrico – Vem conhecer a mobilidade do futuro” -, uma iniciativa inovadora que inclui uma “componente educativa, cultural e comercial”, como explicou Paulo Trincão, director do Exploratório, adiantando que o principal objectivo é “dar uma contribuição para que se discutam as questões da mobilidade e promover uma relação com a sociedade cada vez mais profunda”.

Nesta exposição, que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Coimbra, estarão em destaque 10 modelos eléctricos e híbridos: o Zoe, da Renault (marca pioneira nos veículos eléctricos), e o Mitsubishi Canter (cuja fábrica portuguesa ‘Fuso’ desenvolveu e produziu de forma inovador e que está agora em período de testes).

“A ideia é falar da mobilidade eléctrica em Portugal, também, em relação aos transportes de mercadorias e de logística, que têm um grande peso ao nível das emissões”, afirmou João Cardoso, administrador da Litocar, sublinhando que esta é uma temática com que o grupo se identifica por ter feito “um grande esforço na redução de dióxido de carbono, neutralizando mais de 50 por cento das emissões que produz”.

Ainda nesse âmbito, e na sexta-feira (20), às 18h00, realiza-se uma “Conversa não programada” (ciclo promovido pelo Exploratório), intitulada “Explora o Eléctrico – Uma conversa à volta da mobilidade do futuro”, com vários especialistas ligados a esta temática e moderação de Paulo Trincão. A sessão é de entrada livre.

“Este é um projecto de Coimbra, que é uma cidade pioneira nesta área, e cuja intenção do Exploratório é ligar a ciência, a inovação e a tecnologia, mostrando às pessoas o que está a ser feito em Portugal”, adiantou Paulo Trincão.

O “Nmarket” (e por conseguinte a exposição de eléctricos e híbridos) está aberto entre as 10h00 e as 19h00, sendo que durante os quatro dias do evento, todas as crianças que acompanhem os pais terão entrada gratuita no Exploratório.

 

Exposição Litocar - Exploratório

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com