Coimbra  7 de Dezembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lisboa lidera em salários, mas Centro oferece maior qualidade de vida para seniores

11 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Lisboa lidera em salários, mas Centro oferece maior qualidade de vida para seniores

A região Centro destaca-se como a mais favorável para a população com mais de 55 anos, em comparação com outras regiões de Portugal, seguida pelo Alentejo e Norte, revela o Ranking de Territórios – Economia Sénior em Portugal 2022, elaborado pelo Centro de Investigação Ageingnommics da Fundación MAPFRE.

De acordo com este estudo, na região Centro, a população sénior enfrenta menos encargos financeiros, possuindo uma casa própria já paga, com percentagens de 84,98%, seguida da região Autónoma da Madeira com 82,62% e o Alentejo com 81,63%.

Quanto à independência financeira nesta faixa etária, a Área Metropolitana de Lisboa lidera com um rendimento médio de 1.708,60 euros, seguida pelo Norte (1.343,45 euros) e Centro (1.208,60 euros), destacando-se como as regiões com os salários médios mais elevados para trabalhadores com mais de 55 anos.

Pela primeira vez realizado em Portugal, o Ranking de Territórios – Economia Sénior em Portugal 2022 destaca outras diferenças entre Portugal e Espanha. A população com mais de 55 anos em Portugal é de 37,41%, em comparação com 33,98% em Espanha. A taxa de actividade nesta faixa etária também é mais elevada em Portugal (37,90% face a 29,31%), assim como a taxa de emprego (30,80% vs 20,24%), e a taxa de desemprego é menor (8,7% vs 12,61%). Além disso, Portugal tem mais centros de dia por cada 10 mil habitantes com 65 anos ou mais (8,63) do que Espanha (3,95), e mais estruturas residenciais para idosos (10,83 vs 5,94).

O objectivo deste ranking é compreender a realidade da economia sénior nas várias regiões de Portugal, fornecendo ferramentas para promover o debate público sobre o desenvolvimento de políticas que atendam às necessidades de uma população cada vez mais activa e economicamente potente.

O Ranking de Territórios – Economia Sénior em Portugal 2022, promovido pela Fundación MAPFRE através do Centro de Investigação Ageingnomics, analisa as principais regiões portuguesas em seis dimensões para determinar o quão amigáveis são para os seniores. As dimensões incluem demografia, emprego, participação política, pensões, espaços públicos e grau de independência. Para cada dimensão, foram recolhidos dados de três indicadores, como esperança de vida, taxa de actividade, recenseamento, pensão média, número de centros de cuidados para idosos e apoio domiciliário, entre outros.

A apresentação contou com a presença de António Nogueira Leite, presidente do Conselho de Administração de Mapfre Seguros Gerais, Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Jose Manuel Inchausti, vice-presidente 3.º do Grupo MAPFRE e CEO da MAPFRE Ibéria.