Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Linhares Furtado homenageado pela Orquestra Clássica do Centro

28 de Junho 2019

O médico Alexandre Linhares Furtado, que realizou o primeiro transplante em Portugal, há 50 anos, vai ser homenageado num concerto da Orquestra Clássica do Centro, dia 20 de Julho, no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra.

Esse é o dia em que se assinalam os 50 anos do primeiro transplante hepático realizado pelo especialista (20 de Julho de 1969), nos Hospitais da Universidade de Coimbra, na altura uma intervenção pioneira no país, com um dador vivo. Posteriormente, foi realizado uma outra cirurgia com um rim de cadáver.

Sendo o seu presidente da Assembleia Geral, a Orquestra Clássica do Centro decidiu assim relembrar e distinguir o feito de Linhares Furtado, assinalando a efeméride com um espectáculo especial e de homenagem, integrado no programa “Serenatas com a Lua por perto” (a 20 de Julho celebram-se, também, os 50 anos da chegada do Homem à Lua).

“Num concerto inspirado na lua, que certamente estará por perto, homenageamos a excelência na pessoa do professor Alexandre Linhares Furtado, reconhecido e respeitado em todo o mundo”, explica Emília Cabral, presidente da Direcção da OCC, sublinhando a gratidão do grupo “a este grande senhor da Medicina, amante incondicional das artes e um amigo de todas as horas”.

O concerto, marcado para as 21h00, no Pátio das Escolas da UC, e com entrada gratuita, conta com a participação da solista Elisabete Matos e como maestro estará Martin André.

Para este concerto, a OCC conta com o apoio da Dgartes e da Câmara Municipal de Coimbra, associando-se, ainda, a esta homenagem a Universidade de Coimbra; o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Hospital da Universidade; a Faculdade de Medicina da UC; o Instituto Português do Sangue e Transplantação; a Sociedade Portuguesa de Transplantação; a Ordem dos Médicos – Secção Regional do Centro; a Faculdade de Direito da UC; a Associação Hepaturix e o Centro Cirúrgico de Coimbra.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com