Coimbra  20 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Linda Martini, Variações e Bamba Social com Tiago Nacarato nas Festas de Coimbra

22 de Junho 2021 Jornal Campeão: Linda Martini, Variações e Bamba Social com Tiago Nacarato nas Festas de Coimbra

A Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato (dia 1 de Julho), Linda Martini (7 de Julho) e a banda do filme Variações (8 de Julho) juntam-se ao já confirmado Richie Campbell no cartaz das Festas da Cidade de Coimbra.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, vai realizar-se de 01 a 11 de Julho, no rigoroso cumprimento das orientações da Direcção-Geral da Saúde (DGS), tal como já aconteceu no ano passado, em que a autarquia foi pioneira na retoma de eventos culturais ao ar livre. A restante programação será anunciada pela autarquia nos próximos dias, sendo abrangente e composta por grandes nomes do panorama musical de Coimbra e do país. O objectivo é apoiar a retoma progressiva da economia local, bem como dos artistas e trabalhadores da área cultural que muito têm sido afetados pela pandemia.

A Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato vão abrir as Festas da Cidade de Coimbra, com um concerto no dia 1 de Julho, no Jardim da Sereia. Esta orquestra juntou, em 2012, um colectivo de músicos luso-brasileiros que têm o samba como paixão colectiva. O grupo revisita diversos clássicos da música brasileira, recriando-os e acrescentando sonoridades como o jazz, funk e hip-hop, fundindo assim as raízes do samba com arranjos de big-band.

No ano de 2016, a Orquestra Bamba Social gravou o seu primeiro EP, produzido no Rio de Janeiro pelo conceituado vencedor de um Grammy Alceu Maia, músico e produtor que acompanhou vários ícones do samba, como Martinho da Vila, Chico Buarque, entre outras referências do género musical.

Em 2020, a Orquestra gravou corajosamente dois álbuns de modo a levar arte, música e esperança a todos os lares e população confinada. “Na Fé”, lançado em Março, é composto integralmente por temas autorais, do qual conta com as participações de Marcelo D2 e Tiago Nacarato, entre outros. Em Dezembro, e juntamente com Tiago Nacarato, a Orquestra Bamba Social apresentou “Samba de Bolso” uma belíssima viagem ao quotidiano das raízes do samba, contando um pouco da sua história através de lindas canções e de uma curta metragem.

O Jardim da Sereia será também o palco para a actuação dos Linda Martini, no dia 7 de Julho. Uma banda de rock que nasceu em 2003, composta por André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes. Desde a edição do primeiro EP, em janeiro de 2006, que a banda tem sido bastante acarinhada, quer pelo público, quer pela imprensa musical e promotores. Prova disso mesmo, são as várias distinções de “disco do ano”, a presença e espaço de antena constantes nos principais veículos de comunicação e a presença assídua em festivais.

Em 2018 a banda lançou “Linda Martini”, o seu sexto disco que marcou o reencontro com o rock “mais cru” dos primórdios deste quarteto. 2018 e 2019 demonstram que é ao vivo que a banda mostra toda a sua força, com concertos explosivos, uma máquina bem oleada que cruza velocidade rítmica com serenidade melódica.

No dia seguinte, 8 de Julho, o Jardim da Sereia vai receber a banda do Filme Variações. Criada no âmbito do filme de tributo a António Variações, do realizador João Maia, esta banda junta Sérgio Praia (actor que interpreta o papel de António Variações no filme), aos músicos Duarte Cabaça, David Santos, Vasco Duarte e Armando Teixeira – produtor musical responsável pela banda sonora do filme. Este momento assinala, também, a estreia de Sérgio Praia como cantor e o regresso do músico, compositor e produtor Armando Teixeira, que, através das famosas cassetes de António Variações, deu corpo às músicas que ele gravara na garagem, com músicos amadores, no final dos anos 70.

‘Toma o comprimido’, a ‘Teia’, ‘Perdi a memória’, a ‘Canção do engate’ ou ‘Quero dar nas vistas’, um tema inédito encontrado no espólio de António Variações, são alguns dos temas que compõem a banda sonora do filme e que serão apresentados, ao vivo, num espectáculo único e repleto de surpresas e emoções. A Banda do Filme ‘Variações’ celebrará com toda a devoção e entusiasmo as músicas deste extraordinário cantor português.

São para já estas as bandas conhecidas do cartaz das Festas da Cidade de Coimbra 2021, que se juntam ao já anunciado Richie Campbell, que actua no dia 2 de Julho, no Jardim da Sereia. Estas celebrações concelhias, que têm em consideração o cumprimento rigoroso de todas as normas da DGS, surgem com o objetivo de reanimar social e economicamente o concelho, em especial dos setores da cultura, da hotelaria, restauração e comércio.

Apesar de gratuitos, o acesso a estes concertos implica o levantamento prévio de bilhetes através da Ticketline, por forma a cumprir com a lotação possível imposta pela legislação em vigor para o recinto dos espetáculos, que será devidamente delimitado, os lugares previamente identificados por cadeiras e respetivas marcações, cumprindo o devido distanciamento entre os espectadores.

As iniciativas vão muito para além de concertos, sendo que o programa completo será apresentado brevemente pela autarquia.