Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove “Formação Avançada em Psico-Oncologia” para psicólogos

28 de Março 2024 Jornal Campeão: Liga Portuguesa Contra o Cancro promove “Formação Avançada em Psico-Oncologia” para psicólogos

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) vai realizar o Curso de Formação Avançada em Psico-Oncologia, a decorrer entre Setembro de 2024 e Março de 2025. Destinado a psicólogos e psicólogos júnior, este curso, realizado em formato B-learning, visa aprimorar os conhecimentos básicos na área da oncologia e desenvolver competências psicológicas avançadas de avaliação, formulação e intervenção junto do doente oncológico e sua família.

O diagnóstico e tratamento do cancro são processos que frequentemente acarretam um elevado sofrimento emocional para os pacientes, suas famílias e até mesmo para os profissionais de saúde envolvidos. Este contexto pode resultar em sintomas psicopatológicos como depressão e ansiedade, tornando crucial o desenvolvimento de competências em Psico-Oncologia para uma resposta mais eficaz às necessidades psicossociais das pessoas afectadas por esta doença.

Assim, o NRC.LPCC, em colaboração com um painel de formadores especializados, organiza este curso com o objectivo de capacitar os profissionais de saúde para lidar com os desafios específicos da Psico-Oncologia. Temas como “Noções Básicas de Oncologia”, “Literacia em Saúde e Cancro”, “Introdução à Psico-Oncologia”, “Avaliação e Intervenção Psicológica em Psico-Oncologia” e “Ética em Oncologia” serão abordados ao longo do programa, que conta também com a participação de formadores internacionais reconhecidos.

Com o apoio institucional da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, o curso será realizado em regime B-learning, com uma carga horária total de 150 horas, das quais 110 serão síncronas e 40 assíncronas. Do total de horas síncronas, 67 serão presenciais e 43 serão realizadas online. Serão seleccionados 30 candidatos para participar no curso, mediante o preenchimento dos requisitos necessários.

Os interessados podem encontrar mais informações sobre os objectivos do curso, biografias dos formadores, processo de avaliação, custos e formulário de candidatura no website oficial da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em https://www.ligacontracancro.pt/formacaopsico/.