Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Liga Portuguesa Contra o Cancro apela à consignação do IRS

22 de Março 2024 Jornal Campeão: Liga Portuguesa Contra o Cancro apela à consignação do IRS

Está a decorrer o prazo para consignação do IRS, uma acção que pode fazer a diferença na luta contra o cancro. Até 31 de Março, os contribuintes têm a oportunidade de doar 0,5% do imposto liquidado à Liga Portuguesa Contra o Cancro, sem qualquer custo adicional e sem afectar o valor do seu reembolso ou do montante a pagar.

Este gesto simples pode ter um impacto significativo, ajudando uma causa de extrema importância para a sociedade. Ao preencher o modelo 3 da declaração de IRS no portal das Finanças, basta inserir o NIF da Liga Portuguesa Contra o Cancro (500 967 768) no campo 1101 (quadro 11).

Apesar de esta possibilidade ser desconhecida por uma parte considerável da população portuguesa, consignar uma parte do IRS a instituições de carácter social como a Liga Portuguesa Contra o Cancro não implica qualquer custo para o contribuinte. Trata-se de uma forma de direccionar uma parte dos impostos para uma causa solidária, em vez de serem integralmente destinados ao Estado.

Miguel Pina, coordenador executivo da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro, destaca a importância deste gesto solidário: “O acto de consignar o IRS representa uma exigência moral, proporcionando apoio às organizações sociais que complementam e, por vezes, substituem o papel do Estado. Ao destinar uma parte dos seus impostos para apoiar uma causa de relevante valor social e humano, estará a contribuir significativamente para esta missão.”

Neste contexto, Ricardo Araújo Pereira junta-se novamente à campanha pela Consignação do IRS a favor da LPCC, transmitindo a mensagem “Ligue Mais ao que é Realmente Importante”. As suas mensagens de sensibilização regressam à televisão, rádio e redes sociais, incentivando a população a contribuir para a luta contra o cancro doando 0,5% do seu IRS.