Coimbra  15 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Liga Contra o Cancro do Centro oferece equipamentos ao IPO de Coimbra

16 de Julho 2020 Jornal Campeão: Liga Contra o Cancro do Centro oferece equipamentos ao IPO de Coimbra

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) voltou a reafirmar a sua ligação com o IPO de Coimbra, com um novo apoio que tem como objectivo a “humanização da assistência ao doente oncológico e família”.

Esta foi mais uma iniciativa da LPCC.NRC que, conforme explicou Vítor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, “mostra à população onde é aplicado todo o dinheiro doado à Liga”.

“A grande maioria dos equipamentos doados pela Liga estão em Coimbra”, confirmou o presidente, que destacou os novos kit´s de apoio ao doente oncológico agora entregues ao IPO, que incluem auriculares descartáveis, guia dos direitos gerais do doente oncológico e folhetos informativos sobre serviços de apoio ao doente e família.

Margarida Ornelas, presidente do IPO de Coimbra, agradeceu “o trabalho do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro”, considerando-o um “parceiro incontornável do IPO em relação à saúde e bem-estar dos doentes”.

Todos os equipamentos e materiais foram adquiridos de acordo com as necessidades da própria Instituição, conforme explicou Margarida Ornelas, ao revelar que a primeira fase da iniciativa passou por identificarem, em conjunto, o que seria mais urgente naquela unidade hospitalar.

Para além destes kit’s foram entregues equipamentos a vários Serviços do IPO, no valor de 24 636 euros, e materiais de apoio ao doente, no valor de 51 522 euros.

Os Serviços agora contemplados com materiais foram:

Serviço de Oncologia Médica – kit’s de apoio ao doente oncológico e TV’s para sala de tratamentos;

Serviço de Radioterapia – colchões anti-escaras, uma cadeira de higiene para banho, seis almofadas de gel, lenços faciais, caixas para próteses dentárias, copo anti-derrame, pulverizadores de comprimidos, camisola interior adequada à radioterapia mamária, medicação tópica cutânea, hidratante e cicatrizante, kit’s de admissão e de alta de apoio ao doente;

Serviço de Cuidados Paliativos – 15 colchões anti-escaras, três capas para colchões, um transfer horizontal para banhos e três cadeiras de higiene para banhos;

Hotel de doentes – duas televisões e suportes, um leitor de vídeo, um projector de vídeo, uma tela de projecção, uma coluna de som portátil, óculos de realidade virtual e tapetes para yoga;

Serviços de Dermatologia – uma máquina fotográfica com objectiva Macro para Dermatoscópio;

Gabinete de Estomaterapia – filtros e lenços para laringectomizados, válvulas fonatórias e lanternas;

Grupo de Oncosexologia – dilatadores vaginais.