Coimbra  18 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Liga Contra o Cancro com inscrições abertas para voluntariado

14 de Janeiro 2019

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) encontra-se com inscrições abertas para acções de voluntariado no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPO) e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

A iniciativa é promovida e financiada pelo NRC da LPCC e pretende dar “apoio aos doentes nestas duas unidades hospitalares”, visando “contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico, pela disponibilização de apoio prático e/ou emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento nos hospitais com serviços de oncologia”, adianta a Liga.

Em contexto hospitalar, os voluntários “estabelecem contacto directo com o doente e com quem o acompanha para consulta e tratamento, oferecendo atenção, informação, conforto e esperança, essenciais à humanização da assistência ao doente oncológico e à promoção de uma atitude positiva face ao cancro”, sublinha a organização.

Outros dos apoios prestados pelos voluntários passam pelo acolhimento, orientação e acompanhamento do doente e acompanhantes no hospital, bem como a oferta de bens alimentares (café com leite e refeições ligeiras).

As candidaturas estão abertas até 25 de Janeiro e os interessados deverão preencher o formulário de candidatura (disponível em www.ligacontracancro.pt/voluntariado) ou presencialmente na sede do Núcleo do Centro (rua de Dr. António José de Almeida, n.º 239 – 2.ª Sala 56).

Para se ser voluntário são necessários alguns requisitos como: ser maior de 18 anos; ter disponibilidade obrigatória de uma manhã ou uma tarde fixa por semana (num total de quatro horas semanais) e em horário laboral (das 08h30 às 12h30 ou das 12h30 às 16h30); estar disponível para entrevista de selecção; frequentar um curso de formação inicial de ‘Voluntariado em Oncologia’ (13 horas); realizar um estágio de integração na instituição hospitalar; subscrever um acordo (escrito) de voluntariado, no qual o voluntário se compromete a permanecer no voluntariado durante um período nunca inferior a seis meses; ter maturidade pessoal para o contacto com pessoas em situação de vida adversa. A LPCC privilegia, contudo, candidatos com conhecimento pessoal ou profissional na área da oncologia ou com experiência anterior de voluntariado na área da saúde.

Após a apresentação da candidatura, os seleccionados em entrevista iniciarão o curso de formação, a 04 de Fevereiro (Dia Mundial do Cancro).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com