Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Liberdade de Imprensa: Trevim assinala efeméride de uma campanha

23 de Novembro 2018

Os fundadores do Trevim, outros amigos e obreiros do Jornal assinalam, sábado (24), na Lousã, o 25º. aniversário da campanha “Ser solidário”.

Por iniciativa da Cooperativa Trevim e do periódico, que acaba de comemorar meio século de actividade ininterrupta, vão reunir-se, ao almoço, no restaurante Portas Largas (defronte da EDP), alguns dos protagonistas de um importante momento da História do Jornal.

Em 1993, os sete fundadores foram os primeiros subscritores da campanha “Ser solidário”, lançada com a publicação de um texto de apoio ao Jornal e ao seu então director, Casimiro Simões, que era arguido em dois processos judiciais.

O periódico lousanense, cujo primeiro número foi publicado a 01 de Outubro de 1967, teve como fundadores Pedro Júlio Malta, António Costa Ribeiro, José Redondo, João Poiares da Silva, Rui Fernandes, José Luís Duarte e Fortunato Guilherme.

Aquela iniciativa mobilizou os leitores em defesa da liberdade de Imprensa e da sua “voz nova para uma Lousã renovada”, que se viu reforçada na independência face ao poder político.

Há 25 anos, envolvendo a opinião pública numa campanha inédita e criativa de angariação de donativos, o quinzenário enfrentou com pleno sucesso as duas acções judiciais movidas pelo então presidente da Câmara da Lousã (PS), Horácio Antunes, que, mais tarde, exerceu os cargos de governador civil de Coimbra e de deputado.

A par da estratégia jurídica do advogado Licínio Coelho, esses longos meses de agitação cívica nas páginas do Trevim, com a participação de muitos leitores e amigos, permitiram angariar a verba necessária para custear a defesa do director nos tribunais.

Na época, a liberdade de Imprensa ganhou em toda a linha e o Jornal pôde prosseguir o seu caminho por mais 25 anos (até hoje).

As inscrições para o almoço, que inclui música e intervenções, são limitadas e podem ser efectuadas na Cooperativa Trevim, até hoje, ou através do telefone 239 992 266.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com