Coimbra  15 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Leslie” provocou um milhão de euros em prejuízo no parque do Cabedelo

17 de Outubro 2018

Um dos locais mais afectados pela tempestade “Leslie”, no passado sábado (13), foi o Parque Campismo do Cabedelo, na Figueira da Foz, cujos prejuízos chegam a um milhão de euros.

O espaço é gerido pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que avaliou os danos: 80 caravanas danificadas (das quais 40 voaram e ficaram completamente destruídas); bungalows afectados, dois balneários com danos, a rede de segurança à volta do espaço, cancelas, campo de futebol, restaurante, iluminação pública e nas caixas de electricidade (que serão cerca de 20).

Os prejuízos nas caravanas devem chegar a um milhão de euros e nos equipamentos do parque até 300 000 euros, afirmou o responsável da Federação, Carlos Vieira, notando que no Parque do Cabedelo o cenário é de “devastação total”.

Segundo Carlos Vieira, a recuperação das caravanas vai ter o apoio do seguro que o parque tem – “algo que não existe noutros parques”.

Em declarações à agência Lusa, o responsável criticou a falta de apoio da Protecção Civil e da Câmara Municipal na avaliação dos danos e na recuperação do parque de campismo, que tinha 110 a 120 pessoas dentro do espaço aquando da passagem da tempestade.

“Os bombeiros apareceram para ajudar um senhor idoso que se tinha magoado no braço, porque a caravana dele ficou revirada. De resto, ninguém veio aqui ajudar na remoção das caravanas”, sublinhou.

De momento, a equipa do parque está a fazer a limpeza do espaço e já foram contratadas gruas para remover as caravanas, mas há muito por fazer, nota.

“Ainda há caravanas no meio da estrada”, realçando que “há muitas pessoas idosas que passam grande parte do tempo no parque de campismo e, para essas, o espaço manter-se-á aberto”.

A prioridade, agora, é garantir condições numa zona do parque para os caravanistas que já lá estavam.

Cabedelo 1

Cabedelo 2

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com