Coimbra  17 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Legião da Boa Vontade ajuda 55 famílias a ter uma Páscoa mais feliz

29 de Março 2018

“Solidariedade Para Todos” foi o mote da campanha de distribuição de alimentos da Legião da Boa Vontade (LBV) esta Páscoa, que se traduziu na entrega de 55 cabazes alimentares, hoje, a famílias carenciadas de Coimbra.

Como na altura do Natal, este é um momento bastante aguardado pelos beneficiários da LBV, que aqui têm um apoio extra para uma Páscoa mais feliz.

No cabaz, que pesa cerca de 25 quilogramas, estão incluídos os habituais enlatados, farinha, massa, arroz, batatas e, também, produtos mais específicos desta quadra, como as amêndoas, alguns doces, aletria e bolachas.

“Tentamos compo-los desta forma para alegrar um pouco mais a Páscoa destas famílias”, explicou Vera Ferreira, assistente social da LBV de Coimbra, que sublinha o aumento da procura do apoio da instituição por cada vez mais cidadãos. “Infelizmente o número tem aumentado. Há muitas situações de desemprego, mas o que se nota é que mesmo quando as pessoas encontram trabalho, continuam a ter uma situação muito frágil a nível económico, ou porque o trabalho é precário ou porque os salários são baixos”, notou.

Quanto aos beneficiários, o que verifica, cada vez mais, são “famílias nucleares, com pais e filhos, que estão no desemprego ou com dificuldades económicas, com os adultos na faixa dos 40 anos”, esclareceu Vera Ferreira, adiantando que “há uns tempos eram as pessoas idosas que mais procuravam a instituição”.

Também as campanhas de angariação “não são como antigamente, as pessoas já não dão tanto como gostaríamos”, afirmou.

A nível nacional, esta semana, a Legião da Boa Vontade entregou cerca de 400 cabazes, no Porto, em Lisboa e em Coimbra, com a ajuda de figuras públicas como o guarda-redes do Futebol Clube do Porto, José Sá, e o actor João Carvalho.

“É importante que as figuras públicas se associem a nós para nos dar credibilidade, de forma a que, quando os cidadãos são chamados a contribuir, tenham confiança na LBV e vejam que há um trabalho grande e que essas pessoas também vestem a camisola como nós”, revelou Marco Semblano, assessor de comunicação da LBV.

“As pessoas têm-se associado cada vez mais a nós e isso é importante para que façamos este trabalho permanentemente, porque todos os dias a LBV ajuda famílias com muitas dificuldades financeiras”, salientou o responsável.

Esta iniciativa contou, ainda, com a dinamização de uma palestra, aberta aos beneficiários, com a engenheira agrónoma Roberta Pereira, sobre “Reaproveitamento alimentar”.

Esta é “uma maneira das pessoas terem outros conhecimentos sobre formas de poupança, de reaproveitamento, porque todos nós temos de pensar em reaproveitar e esta palestra vai nesse sentido”, declarou Vera Ferreira, acrescentando que a LBV promove, durante o ano, outras palestras, sobre este e outros temas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com