Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lar Graça de São Filipe em Coimbra prima pela qualidade

21 de Abril 2022 Jornal Campeão: Lar Graça de São Filipe em Coimbra prima pela qualidade

O Lar Graça de São Filipe, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), situado em Bencanta (Coimbra), completa, hoje (21), o seu 42.º aniversário.

Ao longo destas mais de quatro décadas, a instituição tem-se dedicado à promoção e bem-estar dos seus utentes através de um serviço que lhes dê o melhor conforto e que os faça sentir em casa.

“Nós primamos pela qualidade, nem sempre é fácil, mas são 42 anos de progresso”, afirma Maria do Carmo Estevinha Carvalho, presidente da Direcção do Lar. Há 10 anos na presidência, reconhece que é fundamental ter um espaço que seja considerado ‘casa’ e que essa é uma das principais missões da IPSS.  “A nossa ambição é manter a qualidade. Desejamos que as pessoas quando têm de deixar as suas casas encontrem um espaço com qualidade e que façam deste a sua casa”.

O Lar Graça de São Filipe conta, actualmente, com 66 utentes, mas para Maria do Carmo Carvalho o objectivo é aumentar este número. Está previsto, futuramente, fazer uma ampliação do espaço, construindo mais 10 quartos. “Estamos a pensar fazer uma ampliação de 10 quartos para acolher mais pessoas, porque a procura é muito grande. Isto significa também uma ajuda a pessoas carenciadas que precisam de abrigo e que as famílias não podem cuidar”, realça.

Nos últimos dois anos, o edifício do Lar sofreu algumas melhorias, nomeadamente no refeitório. Este espaço foi ampliado de forma a proporcionar mais conforto aos idosos na hora das suas refeições. Com essa ampliação os utentes conseguem estar mais distanciados e os utilizadores de cadeira de rodas conseguem movimentar-se melhor. Também agora é possível todos realizarem as refeições juntos no mesmo espaço, o que antes não era possível.

Durante os dois anos de confinamento, devido à pandemia covid-19, a IPSS manteve-se sempre activa e procurou enfrentar as dificuldades inerentes a esta situação de forma optimista sem nunca baixar os braços.

Apesar da obrigatoriedade do isolamento, durante grande parte do tempo, o Lar Graça de São Filipe beneficiou do seu excelente espaço, em volta do edifício, que permitiu aos seus idosos saírem à rua e desfrutar.

O edifício da instituição possui uma quinta com animais e uma horta com produtos para consumo próprio, o que possibilita aos utentes tratarem e cuidarem dos animais e dos produtos hortícolas.