Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lançamento da Volta a Espanha em Bicicleta marca terceiro dia da BTL

2 de Março 2024 Jornal Campeão: Lançamento da Volta a Espanha em Bicicleta marca terceiro dia da BTL

O lançamento da La Vuelta – Volta a Espanha em Bicicleta marcou o terceiro dia de actividades no stand da Turismo Centro de Portugal na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Este evento de prestígio internacional, o segundo maior do mundo no ciclismo, terá início em Portugal este ano, com duas etapas que começam ou terminam no Centro de Portugal, nos dias 17, 18 e 19 de Agosto.

Os números envolvidos na Volta a Espanha são impressionantes, conforme revelado durante o lançamento, que contou com a presença dos organizadores e dos autarcas locais.

Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, sublinhou o “privilégio” que é para a região receber esta prova. “Onze concelhos da região Centro terão o privilégio de acolher a Volta a Espanha em duas etapas, mas os efeitos serão sentidos em todos os 100 municípios do território e em todo o país. Receber este grande evento consolida o Centro de Portugal como destino de turismo desportivo e aumenta a notoriedade da nossa marca”, salientou.

Pedro Machado, presidente da Agência de Promoção Turística Regional do Centro de Portugal, presente no evento, recordou “um trabalho de dois anos para trazer um dos maiores eventos desportivos do mundo”. “O Centro de Portugal é o melhor destino do mundo para os eventos desportivos e Espanha é o nosso primeiro mercado externo. Que evento seria melhor do que a Volta a Espanha para unir esses dois destinos? É um acontecimento que, sobre rodas, vai unir e promover os nossos territórios”, acrescentou.

Da parte da organização, Luís Castro, da Unipublic, sublinhou os principais números envolvidos: “Este é um dos maiores eventos deste ano em Portugal e o segundo maior evento de ciclismo do mundo. Será transmitido para 190 países, alcançando 500 milhões de pessoas, oferecendo uma visão do território do Centro de Portugal”.

Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sublinhou que “o ciclismo é território, é emoção, é espectáculo. É a combinação do território com o espectáculo que faz a grandeza do ciclismo. Esta prova é uma oportunidade para o interior de Portugal mostrar ao mundo que possui excelentes estradas para o turismo em bicicleta”.

Luís Albuquerque, presidente do município de Ourém (onde termina a segunda etapa), destacou que “a chegada a Ourém será um dia marcante para o concelho. É uma grande satisfação receber um evento com esta dimensão e projecção mediática”.

João Santos, vereador do município da Lousã (vila onde começa a terceira etapa), frisou que “todos os municípios vêem este evento como um acontecimento marcante, sendo uma oportunidade de ouro para a promoção dos nossos territórios”.

Também presentes na sessão, os autarcas Filipe Daniel (Óbidos), Rui Sampaio (Góis), Luís Paulo Costa (Arganil) e José Francisco Rolo (Oliveira do Hospital) – localidades por onde passará a prova – sublinharam também que esta é uma oportunidade rara para dar visibilidade aos territórios do interior.