Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lançado concurso para 1.ª residência do Politécnico de Coimbra em Oliveira do Hospital

31 de Maio 2024 Jornal Campeão: Lançado concurso para 1.ª residência do Politécnico de Coimbra em Oliveira do Hospital

O concurso público para a primeira residência de estudantes do Politécnico de Coimbra em Oliveira do Hospital, um investimento de cerca de três milhões de euros, foi hoje publicado em Diário da República.

A obra, no antigo Hotel São Paulo, designada de “empreitada de adaptação de edifício em residência de estudantes”, tem um prazo de execução de 12 meses e um preço base de 2.975.000 euros, de acordo com o anúncio.

“O objectivo é que, em Setembro de 2025, quando o ano lectivo começar, os quartos estejam prontos”, afirmou à agência Lusa o presidente do Politécnico de Coimbra, instituto que tem em Oliveira do Hospital a Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Segundo Jorge Conde, “o projecto de reconversão do edifício está feito, está pré-avaliado pela Câmara Municipal que, aliás, é parceira desta ideia da reconversão daquele edifício”.

“Portanto, nós contamos que, imediatamente após o finalizar do concurso e a escolha da empresa responsável pela construção, a obra possa avançar”, declarou Jorge Conde.

O investimento, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, foi antecedido pela compra, por um milhão de euros, da antiga unidade hoteleira, onde 98 camas vão passar a estar disponíveis.

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra adiantou estar prevista, também “numa parceria com a Câmara Municipal, a construção da própria escola”, que “vive, desde a sua fundação, num quartel de bombeiros que foi readaptado”.

“Há um concurso aberto para investimento no ensino superior pela Comissão de Coordenação da Região Centro. Nós concorremos ao financiamento máximo que estava previsto nesse concurso de 2,5 milhões de euros, que nos permitirá fazer o primeiro de três edifícios que a nova escola vai ter e, portanto, contamos também, se conseguirmos ganhar esse financiamento, ainda este ano lançar essa obra”, referiu Jorge Conde.

O Instituto Politécnico de Coimbra tem 13.490 alunos com matrícula activa distribuídos por seis escolas.

Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, são 818 os estudantes com matrícula activa que frequentam 19 cursos de vários ciclos.

Em Setembro do ano passado, o Politécnico de Coimbra anunciou que iria remodelar as suas seis residências e iniciar a construção de outras duas: uma em Coimbra, com 400 camas, e outra em Oliveira do Hospital, com cerca de 100.

A construção da nova residência em Coimbra faz parte de uma empreitada que contempla ainda a construção de uma escola de cursos técnicos superiores profissionais, com capacidade para mil alunos, num investimento global de 17 milhões de euros.