Coimbra  29 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

InovCluster lançou rota que promove a valorização turística do queijo DOP

12 de Agosto 2020 Jornal Campeão: InovCluster lançou rota que promove a valorização turística do queijo DOP

Foi assinado, na passada semana, o contrato para a criação da primeira “Rota Turística e Gastronómica: Queijos da Região Centro”, cerimónia que contou com a presença de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo.

O projecto tem como promotor a ‘InovCluster’ e integra a estratégia mais abrangente do ‘Programa Valorização da Fileira do Queijo DOP da Região Centro’, apoiada pelo ‘Programa Operacional do Centro – PO Centro 2020’.

A nova rota pretende qualificar e valorizar um produto capaz de melhorar a atractividade e dinamização turística da região e contempla os territórios da Beira Baixa, da Serra da Estrela e do Rabaçal.

A rota permitirá alavancar, também, o ‘Programa Valorização da Fileira do Queijo DOP da Região Centro’.

Cláudia Domingues Soares, presidente da ‘InovCluster’, considera que a aprovação desta iniciativa permitirá uma complementaridade entre vários parceiros fundamentais para o desenvolvimento tanto do turismo da região, como da referida fileira dos queijos do Centro com DOP.

Ao estruturar e qualificar a oferta de um novo produto turístico, associando os Queijos com DOP ao território rural, às tradições e à gastronomia, diversificando as actividades a si ligadas e criando novas formas de rendimento e fixação da população no território, a rota pretende impulsionar o turismo e a economia local.