Coimbra  28 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Lançada em Coimbra a campanha solidária “Cabo Delgado quer paz”

15 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Lançada em Coimbra a campanha solidária “Cabo Delgado quer paz”

Em Coimbra, a comissão organizadora do Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos lançou hoje, Dia Mundial dos Pobres, a campanha solidária “Cabo Delgado quer paz”, a favor das vítimas da guerra.

A apresentação da campanha, que decorreu no Mosteiro de Celas, foi feita por Frei Domingos Celebrin, pároco de Santo António dos Olivais, em Coimbra, Secundino Correio, director-adjunto da revista Mensageiro de Santo António, e Sílvia Monteiro, membro da organização do Jubileu 2020.

Durante o lançamento foi possível visualizar o vídeo institucional da campanha e um testemunho do Bispo de Pemba, D. Luiz Fernando Lisboa, que se quis associar ao arranque desta iniciativa.

“Na sequência da última sessão de ‘Diálogos com António: Ninguém fica para trás’, organizado no âmbito do Jubileu dos Mártires de Marrocos e da Vocação Franciscana de Santo António, no passado dia 01 de Novembro, fomos convocados a passar das palavras à acção, no que diz respeito ao drama dos deslocados em Moçambique, na região de Cabo Delgado. O testemunho marcante de D. Luiz Fernando Lisboa, Bispo de Pemba, interpelou-nos a lançar esta iniciativa de solidariedade a favor dos nossos irmãos que fogem da guerra e se encontram deslocados em situação de extrema privação na Diocese de Pemba. Infelizmente, a ajuda humanitária não tem sido suficiente, dado o elevado número de pessoas deslocadas” – refere a organização.

A campanha “Cabo Delgado quer paz” irá decorrer até 17 de Janeiro de 2021, o último domingo do Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos. Ao longo destes dois meses, a campanha terá como principais objetivos: “a angariação de fundos a favor da Cáritas da diocese de Pemba; a sensibilização da opinião pública para o drama vivido nesta região; e a oração fraterna a favor dos irmãos moçambicanos que sofrem esta catástrofe humanitária”.

Para participar nesta campanha pode-se enviar o donativo através de transferência bancária, ou pessoalmente em cada uma das paróquias aderentes, sendo que o peditório do último domingo jubilar, a 17 de Janeiro de 2021, em todas as paróquias aderentes, reverterá também a favor da Cáritas de Pemba.

Para contribuir utilizando transferência bancária, Paypal, MB Way, Payshop ou Multibanco, visite a página https://santoantonio.live, onde estarão detalhados todos os procedimentos.

Se desejar recibo do seu donativo, deverá enviar comprovativo do pagamento para pemba@santoantonio.live.

Informações de donativos: Paróquia de Santa Cruz, telef. 239 822 941; Paróquia de Santo António dos Olivais, telef. 239 711 992.

Neste dia em que a Igreja assinala o IV Dia Mundial dos Pobres, sob o tema Estende a tua mão ao pobre (Sir 7, 32), o Papa Francisco convidou a “concentrar o olhar no essencial e superar as barreiras da indiferença”. “Estender a mão é um sinal de proximidade, solidariedade e sobretudo de amor. Juntos, vamos estender as nossas mãos aos irmãos de Cabo Delgado, para oferecer proximidade, caridade e oração”, referem os promotores da acção solidária.

“Porque a pobreza tem sempre um rosto – rostos diferentes, rostos marcados pela sua história e condição particular. Mas em cada rosto, em cada irmão, podemos encontrar o próprio Jesus Cristo, morto e ressuscitado” – acrescentam.