Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“La Sylphide” da Companhia Nacional de Bailado no Convento São Francisco

13 de Outubro 2023 Jornal Campeão: “La Sylphide” da Companhia Nacional de Bailado no Convento São Francisco

No próximo dia 20 de Outubro, o Convento São Francisco acolhe a Companhia Nacional de Bailado (CNB) para uma apresentação única do espectáculo “La Sylphide”. Esta obra, considerada o primeiro bailado romântico na história da dança, será acompanhada ao vivo pela Orquestra Clássica do Centro, sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo.

O espectáculo está agendado para as 21h30, no Grande Auditório e oferece um desconto especial de 40% para os detentores do Cartão Amigo CSF.

Embora alguns elementos, como a utilização de pontas, saias compridas de musselina branca e a representação de seres sobrenaturais, não tenham sido novidade à época da estreia, é com “La Sylphide” que estes elementos ganham uma maior relevância, tornando-se sinónimo de bailado romântico.

Estreado em 12 de Março de 1832 na Academia Real de Música em Paris, este bailado, com coreografia de Filippo Taglioni e música de Jean Schneitzhoeffer, conquistou imensa popularidade. Em 1836, August Bournonville criou a sua própria versão coreográfica com uma nova partitura de Herman Löwenskjold para o Ballet Real da Dinamarca. Esta versão, que integrou o repertório da Companhia Nacional de Bailado em 1980, tornou-se uma referência no trabalho deste mestre dinamarquês, sendo ainda hoje uma das versões mais interpretadas em todo o mundo.

A trama de “La Sylphide” narra a história de James, um escocês que, na manhã do seu casamento com Effie, é despertado por uma Sylphide, uma criatura alada que o cativa de imediato. Incapaz de a esquecer, James corre para a floresta na tentativa de a reencontrar e encontrar um meio de a tornar humana. No entanto, o desfecho da história de James e Sylphide revela-se trágico.

Os bilhetes para a 1.ª Plateia têm o custo de 27,5 euros, sendo de 25,5 euros para estudantes, maiores de 65 anos, grupos (mínimo 10 pessoas), desempregados e profissionais de artes performativas e de música. Para a 2.ª Plateia e Balcão o valor é de 25 euros, reduzindo para 23 euros para os mesmos grupos e categorias mencionadas anteriormente.

Para obter mais informações ou adquirir bilhetes com mobilidade reduzida, os interessados devem contactar a bilheteira do CSF através do telefone 239 857 191, do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt ou presencialmente, diariamente, entre as 15h00 e as 20h00.