Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Kendo: Coimbra acolhe samurais

25 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Kendo: Coimbra acolhe samurais

Realiza-se sábado e domingo (dias 26 e 27), em Coimbra, no pavilhão de Mário Mexia, o 12.º estágio de kendo “Ariga Sensei”, arte marcial japonesa com origem nos samurais e que conta com mais de uma centena de praticantes em Portugal.

O evento decorrerá entre as 09h00 e as 17h30 sob a orientação de Taro Ariga (kendo kyoshi, 7.º dan) e Atsushi Fujimoto (kendo renshi 7.º dan), que vivem na California, EUA, com Taro Ariga a ser actualmente o seleccionador nacional de kendo, tendo acompanhado a modalidade em Portugal desde 2005.

O kendo tem origem nas técnicas de combate dos antigos guerreiros japoneses (samurai), sendo uma adaptação das técnicas de luta com espada, enquanto, por exemplo, o judo deriva de técnicas de combate corpo a corpo. O kendo evoluiu no sentido de se tornar uma modalidade segura (através do uso de uma armadura específica, o “bogu” e de uma espada em bambu, chamada “shinai”), divertida e muito recompensadora em termos físicos e espirituais.

O kendo é uma modalidade muito versátil, podendo ser praticada por crianças desde os cinco, seis anos, até pessoas de idade avançada, como é o caso dos grandes mestres. Estima-se que cerca de sete milhões de pessoas pratiquem kendo no Japão, sendo que no resto do mundo o número de praticantes chegue aos 213 000, distribuídos por vários países, principalmente europeus.

Em Coimbra o Kendo é praticado desde o inicio dos anos 2000, estando integrado nas actividades regulares da Associação Cristã da Mocidade (ACM). O grupo de Coimbra conta com várias representações a nível da selecção nacional ao longo dos últimos anos e já foi, por diversas vezes, campeão nacional por equipas.

Para quem quiser experimentar e conhecer melhor esta arte poderá dirigir-se à ACM de Coimbra, às segundas, quartas e quintas-feiras, pelas 21h30, e participar num dos treinos regulares, ou assistir ao evento neste fim-de-semana.