Coimbra  15 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jubileu 2020: Domingo Jubilar celebrado na igreja de Santa Cruz

2 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Jubileu 2020: Domingo Jubilar celebrado na igreja de Santa Cruz

Integrado no Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos, que a cidade de Coimbra celebra ao longo deste ano, realiza-se, esta tarde mais um “Domingo Jubilar”, na igreja de Santa Cruz.

As celebrações vão decorrer entre as 15h00 e as 18h00, período durante o qual decorrerão visitas guiadas (com duração de 20 minutos) à exposição “De Fernão se fez António”, na Antiga Livraria do Mosteiro de Santa Cruz (na galeria superior do Claustro do Silêncio), conduzidas pela curadora da exposição, Virgínia Gomes e pelo padre Francisco Claro, membro da comissão executiva do

Ano Santo.

Esta mostra conta com um acervo de mais de 40 obras de arte, provenientes, na sua maioria, dos museus nacionais de Arte Antiga (Lisboa), Machado de Castro (Coimbra), Grão Vasco (Viseu), Soares dos Reis (Porto) e Frei Manuel do Cenáculo (Évora), bem como peças do Arquivo e Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Seminário Maior de Coimbra, Igreja de Santo António dos Olivais e Igreja de Santa Cruz, além de outras paróquias e colecções particulares.

Logo de seguida, terá lugar um breve concerto no órgão de tubos histórico da Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, pelo organista João Guerra.

O programa deste domingo jubilar encerra às 18h00, com a Eucaristia presidida pelo Bispo de Coimbra, Virgílio do Nascimento Antunes, especialmente participada pela Família Franciscana Portuguesa. A celebração será transmitida nas redes sociais do Jubileu 2020.

A Família Franciscana congrega os membros do Povo de Deus – sacerdotes, religiosos e leigos, chamados a seguir Cristo de acordo com o carisma de São Francisco de Assis.

Neste dia de peregrinação estarão representados os principais movimentos desta família, nomeadamente a Jobifran, Jufra FFP, Jufra OFS, Giofrater, Shemá, Juventude Eucarística e Coração Jovem.

Recorde-se que, por solicitação do Bispo de Coimbra, o Papa Francisco convocou um Jubileu – ou Ano Santo – para a Diocese de Coimbra, durante o ano de 2020.