Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Jovens para o Futuro” são a mais recente associação de Montemor-o-Velho

8 de Outubro 2020 Jornal Campeão: “Jovens para o Futuro” são a mais recente associação de Montemor-o-Velho

No dia 21 de Setembro, o Grupo de Jovens da Freguesia do Seixo de Gatões, no concelho de Montemor-o-Velho, constituiu formalmente a “Associação Youth for the Future – Jovens para o Futuro”.

Com idades entre os 17 e os 20 anos, os 23 sócios-fundadores têm “uma enorme vontade de melhorar o território” e já sentem “um impacto positivo” desde que, em 2017, formaram o Grupo de Jovens, “nomeadamente ao nível do aumento da iniciativa e cidadania activa dos jovens da Associação, já que o Seixo nos últimos anos sem dúvida se tornou uma das freguesias mais activas ao nível juvenil no nosso concelho”, avançou, visivelmente satisfeito, Diogo Oliveira, presidente da mais recente associação concelhia.

Para o recém-dirigente, “esta é uma formalização da nossa vontade, mas nós, desde que começámos a nossa actividade, sempre procurámos criar acções e projetos de nível europeu, nomeadamente através do programa Erasmus +, iniciativas que contaram também com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. Também ao nível do programa Erasmus +, já criámos oportunidades para cerca de 40 jovens participarem em mobilidades fora de Portugal. Estas são iniciativas que queremos continuar a desenvolver, sem esquecer as parcerias e contactos com associações nacionais e europeias, estando a colaborar, mais recentemente, com o projecto Mov Saudável”.

Diogo Oliveira salientou ainda que, no âmbito da colaboração com o “Movimento Mais”, já foi possível “distribuir pela população mais carenciada e por diversas associações mais de 1100 máscaras cirúrgicas e 15 litros de álcool gel”.

“Entre a vontade de mudança e a energia inesgotável e transformadora da juventude, ideias não faltam à ‘Associação Youth for the Future – Jovens para o Futuro’ que quer, a título de exemplo, continuar a promover a cidadania activa entre os jovens e desenvolver actividades que estimulem o desenvolvimento sustentável. Alertar para as questões ambientais e de emergência climática, apoiar causas de defesa dos direitos humanos e dos direitos dos animais, combater qualquer forma de discriminação e a promoção da tolerância, do diálogo intercultural e da solidariedade entre os povos são outros dos objectivos da mais recente associação do concelho”, explicou o Município daquele lugar.

Os interessados podem ficar a saber mais sobre a “Associação Youth for the Future – Jovens para o Futuro” através das páginas do Facebook https://www.facebook.com/assoc.yftf, Instagram “Youth for the Future”, ou o email youthforthefuture17@gmail.com.