Coimbra  22 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jovens de Cantanhede vão dinamizar múltiplas actividades durante três dias

6 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Jovens de Cantanhede vão dinamizar múltiplas actividades durante três dias

“Cantanhede Young People Summer 2023” é a designação do projecto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo (OP) Jovem de Cantanhede e estará no terreno entre os dias 29 e 31 de Agosto.

Proposto por quatro jovens estudantes do Município – Tiago Vinagreiro, Carlos Lima, João Nuno e Tiago Reis -, o projecto tem como objectivo dinamizar, desenvolver e potenciar o concelho de Cantanhede em áreas temáticas como o Turismo, Cultura e Desporto, contando para tal como diversas actividades – desportivas, recreativas e culturais – em três locais distintos do concelho.

Em sessão de apresentação realizada nos Paços do Concelho, na qual marcaram presença a presidente e o vice-presidente da autarquia, assim como os membros da comissão de análise dos projectos, os quatro jovens deram conta do que os motivou a participar no OP Jovem de Cantanhede, desde logo a oportunidade de participação na vida pública.

Para a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esta primeira edição do OP é o culminar de um desejo do Executivo e, por certo, irá ganhar notoriedade nas próximas edições. “Começamos bem, com um projecto muito interessante e mobilizador dos jovens”, referiu.

Ainda de acordo com a autarca, é determinante que os jovens “estejam cada vez mais envolvidos nas decisões colectivas, que passa igualmente por uma atitude vigilante sobre a actuação dos organismos públicos”.

“Este Executivo municipal aposta claramente numa estratégia de governação local participativa, da qual não abriremos mão. Por isso, este caminho que agora iniciamos valoriza os laços entre o Município e a comunidade, dando voz a todos e sobretudo aos jovens, que são o garante de um melhor futuro para todos nós”, enfatizou.

Helena Teodósio entende ainda ser necessária a promoção da consciencialização política junto dos jovens, desde logo para evitar que “algumas bandeiras políticas” assentem em lideranças e não em linhas programáticas. “Congratulo-me com a abordagem que este projecto vencedor faz da política em geral, nomeadamente pela sua visão alargada”, elogiou.

Já o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Juventude, Pedro Cardoso, realçou “a importância da participação democrática e de maior envolvimento dos jovens nos processos de decisão, no qual lhes foi dada a oportunidade de identificar e propor projectos que considerem de interesse para o concelho”.

“O OP Jovem tem como objectivo a recolha de opiniões e contributos da população jovem do concelho. Para além da apresentação de projectos, na fase de votação, serão também os jovens a decidir qual desses projectos corresponde mais aos seus interesses e expectativas e qual o que pretendem que seja alvo de investimento público municipal”, acrescentou.

O “Cantanhede Young People Summer 2023” propõe-se atrair potencial jovem ao concelho de Cantanhede; valorizar o património cultural e turístico da região; promover uma boa relação entre as instituições políticas do concelho e os jovens; e promover a saúde mental e o bem-estar físico e psicológico dos jovens.

Música ao vivo, um torneio de futsal, peddy paper, debates, visitas culturais ou bodyboard são algumas das actividades já calendarizadas para os próximos dias 29, 30 e 31 de Agosto, repartindo-se pela cidade de Cantanhede, pela vila de Ançã e pela Praia da Tocha.