Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jovens de Cantanhede unem-se para proteger a Praia da Tocha

23 de Maio 2024 Jornal Campeão: Jovens de Cantanhede unem-se para proteger a Praia da Tocha

Trinta alunos reuniram-se no Salão Nobre do Município de Cantanhede, na quarta-feira passada, para apresentar e debater ideias que culminarão na criação de um projecto a ser implementado na Praia da Tocha, no âmbito da iniciativa “Guardiões da Areia”, promovida pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais.

Alinhado com o tema de 2024 do programa Bandeira Azul, “O Mar Precisa de Líderes – A tua praia é a tua causa”, o objectivo é envolver os jovens como promotores e líderes de acções de conservação da natureza e dos recursos naturais.

O programa Bandeira Azul procura sensibilizar a sociedade para as questões ambientais, especialmente as relacionadas com o mar, como o desperdício, a redução do plástico, a protecção dos ecossistemas marinhos e a preservação das dunas e da praia como espaço público.

“A questão ambiental é um tema crucial na actualidade. É fundamental que todos nos preocupemos com o que desejamos para o nosso planeta. Neste caso específico, estamos a começar, cuidando da Praia da Tocha”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, que esteve presente para ouvir atentamente as sugestões dos jovens.

O projecto “Guardiões da Areia” foi promovido em colaboração com os Agrupamentos Escolares do concelho (Lima de Faria, Marquês de Marialva e Gândara-Mar) e a Escola Técnico Profissional de Cantanhede. As acções de formação e capacitação dos jovens seleccionados começaram em Abril, visando incentivar uma liderança activa na defesa ambiental da Praia da Tocha.

Helena Teodósio elogiou o desafio lançado e o envolvimento dos agrupamentos escolares neste trabalho. O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, destacou a importância desses projectos, que oferecem uma experiência prática de cidadania activa, demonstrando que a educação vai além das salas de aula.

No passado dia 8 de Maio, realizou-se a primeira conferência de líderes no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Tocha, onde os alunos também discutiram ideias.