Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jovem casal conimbricense conclui doutoramento no mesmo dia

27 de Junho 2019

Vítor Parola e Adriana Coelho, um jovem casal conimbricense, são uma dupla até quando concluíram o seu doutoramento em Ciências de Enfermagem, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, e precisamente no mesmo dia, no final do mês de Maio.

Os dois doutorados são docentes na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), ele como assistente convidado e ela como professora adjunta convidada, e terminaram simultaneamente o doutoramento.

Vítor Parola debruçou a sua tese, aprovada por unanimidade, sobre “Cuidar em Cuidados Paliativos”, durante a qual tentou mapear os elementos “que contribuem para a construção do profissional de saúde em cuidados paliativos” e sintetizar as evidências sobre “a prevalência de ‘burnout’ e efeitos de trabalhar em cuidados paliativos no nível de ‘burnout’ dos profissionais de saúde, em comparação com profissionais que trabalham noutros contextos”. O estudo pretendeu, depois, compreender “as vivências dos enfermeiros que prestam cuidados numa unidade de cuidados paliativos portuguesa”. A tese foi orientada por João Apóstolo, docente da ESEnfC, e por Olga Fernandes, professora da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Já Adriana Coelho dedicou-se ao estudo sobre “A Imaginação Guiada no Conforto em Cuidados Paliativos”, tese também aprovada por unanimidade e que está associada ao projecto da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), “Conforto: Avaliação e Intervenção”. A investigação centrou-se no desenvolvimento e implementação de um programa de imaginação guiada no contexto dos cuidados paliativos, ajustado às necessidades de conforto dos doentes internados neste tipo de unidades. Também o trabalho de Adriana Coelho foi orientado por João Apóstolo e Olga Fernandes.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com