Coimbra  20 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

José Pedro Croft inaugura exposição em Santa Clara-a-Nova com apoio da Câmara

19 de Setembro 2020 Jornal Campeão: José Pedro Croft inaugura exposição em Santa Clara-a-Nova com apoio da Câmara

A Câmara Municipal de Coimbra atribuiu um apoio financeiro de 30 000 euros ao Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) para a realização da exposição “Campo/contracampo”, de José Pedro Croft, que vai ser inaugurada esta tarde, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

O protocolo foi formalizado durante o dia de ontem (18) e foi resultado de uma candidatura apresentada pelo CAPC para a realização do projecto “Campo/contracampo, Coimbra”, de José Pedro Croft, que “depois de avaliada pelos serviços municipais, de acordo com o novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, foi proposto o montante de apoio a conceder de 30 000 euros”, revela a autarquia.

A exposição monográfica do artista português, de dimensão internacional, José Pedro Croft, será, então, inaugurada esta tarde, pelas 17h00, “num espaço patrimonial único: o antigo refeitório do

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova”, procurando a associação cultural “consolidar a estratégia de manter a actividade da bienal ‘Anozero’ em anos intermédios, de sedimentar a presença da bienal no espaço do Mosteiro e reforçar a posição do evento nas redes internacionais de Arte Contemporânea”, esclarece a Câmara Municipal.

“Campo/Contracampo” é uma coprodução internacional da Anozero com a Fundação Cerezales Antonino y Cinia, tendo estado exposta entre Dezembro de 2019 e Março de 2020 em León, Espanha. Neste local, o conjunto escultórico valorizava a “horizontalidade”, mas perante o espaço maneirista do convento a orientação das esculturas é invertida, passando para uma posição vertical. A exposição estará patente até 12 de Dezembro e poderá ser vista de terça-feira a sábado, entre as 14h00 e as 18h00.

João Pedro Croft, a par da vereadora da Cultura, Carina Gomes, do director do CAPC, Carlos Antunes, e do presidente da Câmara, Manuel Machado estiveram na sessão de assinatura do protocolo.