Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

José Manuel Silva lidera coligação “Juntos Somos Coimbra” com sete partidos

7 de Maio 2021 Jornal Campeão: José Manuel Silva lidera coligação “Juntos Somos Coimbra” com sete partidos

O vereador na oposição e ex-bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva vai liderar uma coligação com sete partidos à Câmara de Coimbra, contando ainda com a participação do movimento pelo qual foi eleito em 2017.

Na coligação, intitulada “Juntos Somos Coimbra”, estão presentes os partidos PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos, PPM (Partido Popular Monárquico), Volt, RIR (Reagir, Incluir e Reciclar, liderado por Vitorino Silva) e o Aliança, afirmou José Manuel Silva, actual vereador eleito pelo movimento independente ‘Somos Coimbra’, que garantiu que estará representado no projecto, ainda que informalmente.

“Somos a maior coligação que alguma vez se constituiu em Coimbra e provavelmente uma das maiores no país. Obviamente, apenas os sete partidos políticos poderão entrar formalmente na coligação [movimentos de cidadãos não podem fazer coligações com forças partidárias], mas está nela o espírito e as pessoas do ‘Somos Coimbra’, através do partido Nós, Cidadãos”, explicou aos jornalistas o candidato, no final da apresentação da coligação, que decorreu no exterior do Convento São Francisco.

José Manuel Silva não vai integrar a lista de nenhum dos partidos, sendo indicado por todas a forças que integram a coligação no processo de entrega da candidatura a Coimbra, referiu.

Já os restantes membros do Somos Coimbra que vão participar na candidatura “irão como independentes na lista do partido Nós, Cidadãos”, porque “a legislação obriga a que todos os independentes que participem numa coligação tenham que integrar a lista de um partido, ainda que como independentes”, aclarou.

Como todos os elementos que vão entrar pela lista do “Nós, Cidadãos” são do movimento fica salvaguardado que qualquer membro do ‘Somos Coimbra’ que não possa estar presente numa reunião é substituído por um elemento “da mesma força”, frisou.

Questionado se esta coligação não poderá levar ao desaparecimento do movimento, que deixa de ter elementos eleitos, José Manuel Silva realçou que “o movimento continuará a ter uma intervenção cívica, construtiva, independente e crítica”.

José Manuel Silva referiu que a formação das listas estão numa fase final, realçando que todos os actuais presidentes de Juntas de Freguesias eleitos pelo ‘Somos Coimbra’ ou pela coligação ‘Mais Coimbra’ (PSD/CDS-PP/PPM/MPT) em 2017 foram convidados a recandidatarem-se.

No discurso, o candidato salientou que a candidatura existe “porque Coimbra não pode continuar a morrer todos os dias orgulhosamente só, rainha de um mundo que já não existe”.

Num longo diagnóstico, onde apontou para problemas na falta de criação de emprego, capacidade de atrcação de jovens ou no baixo investimento na cultura, José Manuel Silva realçou que Coimbra já não é “a terceira cidade, nem a quarta, nem a quinta, nem a décima, nem a vigésima do país”.

José Manuel Silva propõe uma Câmara digitalizada e desburocratizada, cosmopolita, aberta ao diálogo e capaz de atrair mais empresas, prometendo 112 medidas de desenvolvimento para a cidade, que permitam atrair “activamente para Coimbra 100 ou 200 novas empresas de média e grande dimensão”.

Nas últimas eleições, o PS conquistou cinco mandatos, a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM conseguiu três e o movimento Somos Coimbra alcançou dois e a CDU um.

Este ano, as autárquicas ainda não têm data, mas, segundo a lei, ocorrem entre Setembro e Outubro.