Coimbra  7 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

José Manuel Silva eleito coordenador do “Somos Coimbra”

19 de Julho 2020 Jornal Campeão: José Manuel Silva eleito coordenador do “Somos Coimbra”

O movimento “Somos Coimbra” elegeu, ontem (18), o seu coordenador e Comissão Política para o próximo triénio, votando massivamente na lista encabeçada por José Manuel Silva, que é por isso o coordenador do movimento.

A lista que apresentou a moção “Pela afirmação de Coimbra e pelo desenvolvimento de todo o concelho”, encabeçada por José Manuel Silva, foi eleita com 116 votos, o que representa uma percentagem de 97,5 por cento dos votantes (houve três votos em branco), sendo que a percentagem de votantes foi de 53 por cento.

“As eleições internas do movimento ‘Somos Coimbra’, organizadas com uma inovadora votação secreta online, e o seu esclarecedor resultado, que valida o trabalho incansável que tem sido desenvolvido, constituem um passo essencial na legitimação democrática deste movimento, o único verdadeiramente independente, como uma força política alternativa, incontornável e competente no concelho de Coimbra”, destaca José Manuel Silva, na sequência da sua eleição.

O coordenador do ‘Somos Coimbra’ sublinha, ainda, que foram mantidos “todos os seus fundadores na Comissão Política, agora reforçada”, permitindo que o movimento seja “a principal e mais construtiva voz” da oposição e iniciando “com um grande espírito de união e motivação a caminhada para as autárquicas de 2021”.

“Num processo de crescimento contínuo, com muitas novas adesões, o objectivo é concorrer a todas as freguesias, ganhar as próximas eleições autárquicas e reafirmar Coimbra no todo nacional”, garante José Manuel Silva.

A eleição decorreu por via digital, através da Internet, num processo inovador em Portugal. Foi utilizada uma plataforma internacional, com todas as garantias de rigor e de confidencialidade, que permitiu que cada eleitor pudesse votar pelo seu computador ou smartphone, possibilitando assim uma maior participação e cumprir estritamente as recomendações das autoridades de saúde.

“Este processo confirma a postura democrática e transparente pela qual o movimento se tem regido na sua intervenção no concelho, desde 2017 até ao momento, pois colocou na mão dos seus integrantes a escolha do coordenador e da Comissão Política do ‘Somos Coimbra’, num processo de legitimação e consolidação das estruturas internas e de preparação e aceleração para as próximas eleições autárquicas, em 2021”, nota.

“Com o movimento ‘Somos Coimbra’, a Câmara Municipal de Coimbra, desburocratizada e ágil nas suas respostas, passará a ser o catalisador da conjugação de esforços e estratégias de desenvolvimento naqueles que consideramos como os sectores mais relevantes: Saúde, Educação, Cultura, Turismo, Ambiente, Inovação e Industrialização, com a consequente criação de emprego e melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes”, conclui o coordenador do movimento.