Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

José Guilherme Tralhão eleito Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia

16 de Maio 2024 Jornal Campeão: José Guilherme Tralhão eleito Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia

José Guilherme Tralhão, Director do Serviço de Cirurgia da Unidade Local de Saúde de Coimbra e Professor Catedrático de Cirurgia da Faculdade de Medicina foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia (SPC).

“É uma honra e um desafio ser presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia”, afirma José Guilherme Tralhão, que promete “todo o empenho para concretizar, agora, o programa eleitoral”.

“A nova Direcção da SPC é constituída por um conjunto de cirurgiões de diferentes faixas etárias e com diferentes anos acumulados de experiência clínica; de hospitais diversos, na sua tipologia e localização geográfica e estamos certos de que esta diversidade é vantajosa e enriquecerá a SPC”, frisa o médico, concluindo: “para todos seremos uma sociedade inclusiva e transversal; conduzindo a SPC com equidade e pelo exemplo”.

São seis os principais objectivos programáticos apresentados pela nova Direcção da SPC:

1 – O Congresso Nacional que, segundo os responsáveis, “deve continuar a ser o tempo de encontro cientifico, profissional e social entre Cirurgiões”;

2 – A Revista Portuguesa de Cirurgia (RPC), que “tem um papel incentivador e didático para aumentar a divulgação da actividade clínica estruturada e da investigação”;

3 – A actividade dos Capítulos, “essencial para a conquista dos desideratos da SPC e para a normalização de boas práticas”;

4 – Formação específica para Internos, através da “criação e organização de um curso para formadores de internos”;

5 – Incentivo à investigação e à publicação, contando com as universidades como “parceiros empenhados em colaborar na academização dos cirurgiões”;

6 – A SPC e os seus parceiros, nomeadamente as outras Sociedades científicas (ex.: cirúrgicas, oncológicas, metabólicas e outras), de Língua Portuguesa e também internacionais.

Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra felicita o médico por esta “importante eleição”, frisando que se trata “de um motivo de grande orgulho e um prestígio para a Unidade Local de Saúde de Coimbra ter um dos seus mais notáveis clínicos neste cargo tão importante”.

José Guilherme Tralhão é doutorado em Medicina pela Universidade de Coimbra e pela Universidade de Paris V (2004). Professor Catedrático de Cirurgia da Universidade de Coimbra (2019) foi subdirector para o ensino da FMUC de 2019 a 2023. Presidente da Assembleia da Faculdade de Medicina de Coimbra desde 2023, é membro do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) e do ICBR, com particular interesse no estudo de patologia oncológica do fígado, vias biliares e pâncreas.

Coordenador Científico Pedagógico da ULS de Coimbra e Director do Serviço de Cirurgia da ULS de Coimbra, José Guilherme Tralhão, que era vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, é vice-presidente do Capítulo Português do American College of Surgeons e membro do Conselho Médico-Legal.