Coimbra  8 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

José Cid recebeu o Grammy de Excelência Musical nos Estados Unidos

13 de Novembro 2019

O músico português José Cid foi, hoje, galardoado com o Grammy de Excelência Musical, numa cerimónia que decorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos da América.

O galardão, anunciado já em Agosto, é atribuído pela Academia Latina de Gravação a “artistas que fizeram contribuições de significado artístico excepcional para a música latina”, de acordo com informação disponível no website da Academia.

Além de José Cid, também Eva Ayllón, Joan Baez, Lupita D’Alessio, Hugo Fattoruso, Pimpinela, Omara Portuondo e José Luis Rodríguez “El Puma” receberam, hoje, o mesmo galardão.

Na altura do anúncio deste prémio, José Cid disse à agência Lusa que esta distinção “é o corolário de muitos anos de trabalho, teimosia e persistência”, e lamentou que as grandes editoras não apostem mais em Portugal.

Para José Cid, o reconhecimento internacional surge a par do reconhecimento nacional, que é “tão bom ou melhor” que os galardões além-fronteiras.

“Tenho uma homenagem pública nacional do país inteiro, de Norte a Sul, há décadas sobre décadas, há cidades em que já fui duas e três vezes e não se cansam, e as pessoas continuam, ao fim de duas horas e meia, a pedir mais e mais, ninguém se quer ir embora. E essa é a maior homenagem que posso ter, é o meu próprio país que ma dá, já com a minha idade, aos 77, porque tenho mantido a voz, a voz está cá toda”, disse na altura.

Na página oficial da Academia Latina de Gravação é referido, num pequeno texto dedicado ao músico português, que José Cid “adaptou-se sem esforço a influência da música popular anglo ao estilo original do pop rock português”.

O texto acrescenta que José Cid tem “dezenas de sucessos”, continuando a ser “uma grande atracção em concertos em Portugal”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com