Coimbra  21 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

José Cid premiado com ‘Grammy’ Latino

23 de Agosto 2019

O músico português José Cid vai receber um ‘Grammy’ de “Excelência Musical”, anunciou, ontem (22), a Academia Latina de Gravação.

Segundo a página oficial da Academia “o prémio à excelência musical é concedido a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excepcional para a música latina”.

O ‘Grammy’ Latino será entregue a José Cid numa cerimónia em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, no dia 13 de Novembro.

Em declarações à agência Lusa, o músico afirmou que este prémio “é o corolário de muitos anos de trabalho, teimosia e persistência”, e lamentou que as grandes editoras não apostem mais em Portugal.

“Estamos completamente bloqueados pelas fronteiras de Espanha e Brasil, e nunca ninguém no Brasil ou em Espanha abriu os braços ao rock e ao pop português, quase nem em versões. Nós somos muito pequeninos e não temos mercado a nível mundial, ao contrário de Espanha e Brasil, que têm centenas de milhões de pessoas”, admitiu José Cid.

Ressalvou, no entanto, que isso não significa que não haja talento em Portugal. “Temos grandes vozes, grandes poetas, grandes canções, grandes melodias, mas há décadas a esta parte que não conseguimos passar lá para fora a não ser na OTI [festival da Organização de Televisão Iberoamericana] ou na Eurovisão, com o Salvador Sobral. Não temos hipótese de nada, as multinacionais não apostam em mercados pequenos e como não somos futebolistas, somos poetas, não podemos sair e tentar emigrar”, acrescentou.

Segundo José Cid, o reconhecimento internacional surge a par do reconhecimento nacional, que é “tão bom ou melhor” que os galardões além-fronteiras.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com