Coimbra  17 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jorge Amado e gastronomia brasileira são destaque na Casa da Escrita

30 de Maio 2019

A próxima sessão da iniciativa “Sabores da Escrita” vai destacar o escritor brasileiro Jorge Amado e a gastronomia natural de terras de Vera Cruz, durante a conferência e jantar temático, que se realizará, amanhã (31), na Casa da Escrita de Coimbra.

“Com água na boca: saberes e sabores na obra de Jorge Amado” será o tema da conferência, a proferir por Maria Aparecida Ribeiro, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, à qual se segue o jantar temático que porá em evidência os sabores da cozinha brasileira.

“A abordagem do património alimentar da cozinha brasileira baseada na obra de Jorge Amado, a qual revela que, na cozinha baiana, entram muitos outros saberes. (…) Desde o seu primeiro romance, “O País do Carnaval”, escrito aos 18 anos, o escritor coloca os seus personagens, pobres ou ricos, a comer”, refere a Casa da Escrita. “Aprende-se que a comida não é apenas alimento, mas que aguça todos os sentidos, tornando vizinhos e fazendo interpenetrar-se sensorial e sensual”, sublinha.

A iniciativa, que tem início pelas 20h00, requer inscrição prévia para o jantar, através do telefone 239702630 (Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro), com custo no valor de 20 euros por pessoa e é limitada a 50 lugares.

“Sabores da Escrita” é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com os Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (através do Projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades).

As próximas edições do ciclo “Sabores da Escrita” realizam-se a 22 de Novembro, com o tema “À mesa com os Vitorianos”, por Isabel Donas Botto; e 20 de Dezembro, sobre “Evocação a Sophia de Mello Breyner”, por José Carlos Seabra Pereira.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com