Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jogos mobilizam comunidade da Lousã em torno das diversões populares

6 de Abril 2024 Jornal Campeão: Jogos mobilizam comunidade da Lousã em torno das diversões populares

Os XIX Jogos da Freguesia de Lousã e Vilarinho vão decorrer nos dias 10 e 11, mobilizando quase 2.000 pessoas, maioritariamente alunos de todos os níveis de ensino do concelho da Lousã.

“Ao longo destes anos, os Jogos cresceram naturalmente, sendo uma iniciativa da comunidade para a comunidade em que todos estão envolvidos”, disse hoje à agência Lusa a presidente da Junta de Freguesia, Helena Correia, realçando a importância de preservar, divulgar e dinamizar a prática dos jogos tradicionais, tanto os da Lousã como os de outras regiões do país.

No dia 10, quarta-feira, o programa tem a participação de alunos dos diferentes anos de escolaridade a partir do ensino básico, enquanto o dia 11 é reservado à segunda edição dos Minijogos da Freguesia, dirigido às crianças que frequentam os jardins-de-infância de todo o concelho.

Helena Correia salientou que o Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL), actualmente dirigido por Pedro Balhau, é “parceiro por excelência” na concretização dos Jogos da Freguesia, que envolvem ainda a Câmara Municipal e outras entidades locais.

Os Jogos começaram por ser uma iniciativa apenas da antiga freguesia da Lousã, mas, depois da criação do AEL e da reforma administrativa da década passada, que resultou na fusão de algumas freguesias, passaram a ter âmbito concelhio.

“Contribuir para o conhecimento dos jogos tradicionais, como forma de os preservar na memória cultural, transmitindo-os às novas gerações durante acções atractivas e ao ar livre”, é um dos objectivos desta realização, organizada pela Junta de Freguesia.

A autarquia pretende também, entre outros objectivos, “despertar [as pessoas] para o conhecimento e preservação do património local e nacional, praticando jogos e actividades que se perpetuaram no tempo, como forma de socialização e de coesão da identidade local e promoção das dinâmicas de grupos da comunidade”.

Validado cientificamente pela Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais, o evento conta desde o início com a coordenação técnica de Mário Maia, professor de Educação Física cuja tese de doutoramento resultou precisamente de uma investigação nesta área.

A abertura oficial da 19.ª edição dos Jogos da Freguesia será no dia 10 de Abril, às 9h00, no Estádio Municipal de Râguebi José Redondo, decorrendo as provas em diferentes espaços da União de Freguesias da Lousã e Vilarinho.

Desta vez, no contexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, os Jogos adoptam o lema “Na rua pela liberdade!”.