Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jogo internacional de rugby no Estádio Cidade de Coimbra contou com 14 mil pessoas

16 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Jogo internacional de rugby no Estádio Cidade de Coimbra contou com 14 mil pessoas

O Estádio Municipal “Cidade de Coimbra” recebeu, no sábado (13), o jogo internacional de rugby que opôs Portugal contra a selecção do Japão e contou com 14 mil pessoas nas bancadas para assistir à partida.

Segundo a autarquia este foi um “momento histórico” que mostrou que Coimbra “é capaz de acolher este tipo de iniciativas e está disponível para ‘voltar a ser a capital do rugby’”.

Um jogo sob a égida da World Rugby, na designada “Janela Internacional de Novembro”, que trouxe a Coimbra a equipa do Japão, actual 10.ª classificada do ranking mundial da modalidade, no âmbito da sua digressão pela Europa. A este que foi mesmo o primeiro Portugal-Japão oficial, a conceder internacionalizações aos participantes e cujo resultado contou para o ranking da World Rugby, assistiram 14 mil pessoas nas bancadas, segundo dados da Federação Portuguesa de Rugby.

A Câmara Municipal de Coimbra mostrou, com este jogo internacional, que é capaz de acolher grandes eventos desportivos à escala mundial e de atrair milhares de adeptos à cidade. Para o vereador com a pasta do Desporto, Carlos Lopes, “Coimbra tem todo o potencial para voltar a ser a capital do rugby”. Carlos Lopes destaca ainda este “recorde absoluto” de adeptos a assistir a um jogo de rugby.

A primeira parte do jogo foi dominada pela selecção nipónica, onde a velocidade dos japoneses trouxe ao de cima os ensaios da equipa, mas com os Lobos sempre a corresponderem. José Lima foi o grande protagonista do ensaio da primeira parte que levou ao rubro a plateia do Estádio Municipal “Cidade de Coimbra”.

A segunda parte do jogo teve o domínio português, no entanto, sempre que Portugal marcou, a equipa japonesa respondeu. Esta foi a situação até ao final do jogo, quando, num lance de infortúnio, os japoneses fizeram o ensaio da vitória.