Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

João Portugal eleito presidente da Federação de Coimbra do PS

25 de Junho 2023 Jornal Campeão: João Portugal eleito presidente da Federação de Coimbra do PS

O candidato único às eleições para presidente da Federação Distrital do PS de Coimbra, João Portugal, foi eleito na noite de sábado com 863 votos a favor, entre 900 votantes.

Os resultados eleitorais registaram, ainda, 11 votos contra, 21 votos brancos e 5 nulos.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral socialista, Luís Marinho, este sufrágio “cumpriu a lei do partido, a lei em geral e respeitou a Constituição”.

O novo presidente distrital de Coimbra do PS, João Portugal, que como vice-presidente esteve três meses a assegurar a liderança da Federação, refere querer “a unidade e fortalecer o partido, agora com legitimidade”. “As ‘guerras’ acabaram”, declarou, anunciando a realização, a 22 de Julho, do Dia da Federação, a festejar em Oliveira do Hospital.

João Portugal considerou o nível de votação expressiva (quase um milhar de militantes), “apesar de ser uma candidatura única e das eleições se terem realizado sábado, dia de festividades de S. João, e de ser um dos dias mais quentes do ano, podendo levar os militantes socialistas a optarem pela praia ou piscina em detrimento de irem votar”.

“Contamos com todos, independentemente dos processos que, até agora, tiveram lugar, que foram ultrapassados e resolvidos nos locais próprios”, acrescenta, numa alusão à oposição formulada pelo militante Victor Baptista, que defendia eleições para todos os órgãos federativos, estando ainda pendente um recurso para o Plenário do Tribunal Constitucional.

João Portugal, que ocupou interinamente o cargo de presidente federativo após a demissão, em Janeiro, do anterior presidente, o autarca de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, a cuja lista pertencia, argumenta que o tempo é de “seguir em frente”.